Compreender crianças com inibição emocional

Uma abordagem com múltiplos informadores do contexto educacional e familiar

Autores

  • Lourdes Espinosa-Fernández Universidad de Jaén, Jaén, España https://orcid.org/0000-0003-3240-0220
  • Luis Joaquin García-López Universidad de Jaén, Jaén, España
  • José Antonio Muela Martínez Universidad de Jaén, Jaén, España
  • Alfonso Ordóñez-Ortega Universidad de Jaén, Jaén, España

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_63-2_1

Palavras-chave:

inibição comportamental, infância, informadores, timidez, socio-emocional

Resumo

A inibição comportamental (IC) é um traço de temperamento caracterizado por medo extremo face a situações novas. A IC tem sido associada ao desenvolvimento de perturbações mentais. No entanto, é escassa a investigação que examina as características socio-emocionais e comportamentais de crianças com inibição comportamental em contextos educacionais e familiares. Para uma visão global mais compreensiva e aprofundada do comportamento da criança em cada um destes contextos, este estudo recolheu dados com os pais (mãe e pai – contexto familiar) e com os professores (contexto educacional). A amostra foi constituída por 109 crianças, entre os quatro e os seis anos de idade. Foi utilizada uma abordagem com múltiplos informadores: todos os pais, mães e professores completaram as Escalas de Inibição Comportamental para o Pré-Escolar, o Questionário de Comportamento da Criança para pais e professores (CBCL e TRF), e o Sistema de Avaliação do Comportamento para Crianças e Adolescentes (BASC). Os resultados revelaram que crianças consideradas com IC apresentavam níveis mais baixos de ajustamento socio-emocional e comportamental comparativamente a crianças não inibidas, tanto no contexto familiar como no contexto educacional. Adicionalmente, a variável de timidez pareceu ser a que mais fortemente se associou à inibição comportamental, independentemente do informador e do contexto.

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

Espinosa-Fernández, L., García-López, L. J., Muela Martínez, J. A., & Ordóñez-Ortega, A. (2020). Compreender crianças com inibição emocional: Uma abordagem com múltiplos informadores do contexto educacional e familiar. Psychologica, 63(2), 13-30. https://doi.org/10.14195/1647-8606_63-2_1

Edição

Secção

Artigos