Compreender crianças com inibição emocional
Uma abordagem com múltiplos informadores do contexto educacional e familiar
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_63-2_1Palavras-chave:
inibição comportamental, infância, informadores, timidez, socio-emocionalResumo
A inibição comportamental (IC) é um traço de temperamento caracterizado por medo extremo face a situações novas. A IC tem sido associada ao desenvolvimento de perturbações mentais. No entanto, é escassa a investigação que examina as características socio-emocionais e comportamentais de crianças com inibição comportamental em contextos educacionais e familiares. Para uma visão global mais compreensiva e aprofundada do comportamento da criança em cada um destes contextos, este estudo recolheu dados com os pais (mãe e pai – contexto familiar) e com os professores (contexto educacional). A amostra foi constituída por 109 crianças, entre os quatro e os seis anos de idade. Foi utilizada uma abordagem com múltiplos informadores: todos os pais, mães e professores completaram as Escalas de Inibição Comportamental para o Pré-Escolar, o Questionário de Comportamento da Criança para pais e professores (CBCL e TRF), e o Sistema de Avaliação do Comportamento para Crianças e Adolescentes (BASC). Os resultados revelaram que crianças consideradas com IC apresentavam níveis mais baixos de ajustamento socio-emocional e comportamental comparativamente a crianças não inibidas, tanto no contexto familiar como no contexto educacional. Adicionalmente, a variável de timidez pareceu ser a que mais fortemente se associou à inibição comportamental, independentemente do informador e do contexto.
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