Legislação e censura na Sé7ima Arte em Portugal (1917-1974)
DOI:
https://doi.org/10.14195/0870-4147_55_7Palavras-chave:
Censura cinematográfica, Legislação, Comissão de censura, Cinema, Estado NovoResumo
Este artigo aborda os aspetos legais e regulamentares da censura ao cinema. Serão analisadas as leis que serviram de base ao trabalho dos censores, procurando responder às seguintes questões: Que leis foram criadas? Quando foram publicadas? Até quando vigoraram? Quem as aplicava? Como evoluíram? Quais as alterações? De que forma as mudanças responderam a circunstâncias sociais e políticas específicas?
Um estudo mais completo implicaria examinar a aplicação da lei, o modo de atuação e o funcionamento das Comissões de Censura, mas neste artigo não será possível realizar esse exame. Contudo, pretende-se expor a legislação e os critérios adotados desde a criação da censura ao cinema até ao final do Estado Novo, procurando perceber os traços de continuidade da prática censória ao longo da História. Herdeiro deste legado antigo, o Estado Novo apoderou-se da censura, nunca abdicou da sua aplicação e trabalhou sistematicamente no seu aperfeiçoamento, com um alcance e efetividade sem precedentes.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Revista Portuguesa de História

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.