Sobre a Revista

A Revista Portuguesa de Pedagogia é uma publicação semestral da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Publicada desde 1960, a Revista Portuguesa de Pedagogia visa divulgar a investigação realizada no âmbito das Ciências da Educação e promover o debate e a reflexão em torno de questões científicas e sociais relevantes para a educação, bem como a partilha de ideias, de saberes e de experiências neste domínio.

A Revista Portuguesa de Pedagogia é editada em papel e online e publica artigos em português, inglês e espanhol, submetidos a um processo de avaliação em regime de double blind refereeing.

Processo de Revisão por Pares

Todos os artigos aceites pelo Conselho de Redacção serão submetidos a um sistema de arbitragem científica anónima, confiada a dois revisores externos. Em caso de necessidade, será auscultado um terceiro revisor. Em face dos pareceres recebidos o Conselho de Redacção pode determinar que os autores adoptem as sugestões deles constantes e, no limite, pode declinar a aceitação do texto.

Formatos de Submissão

Serão considerados para avaliação os seguintes tipos de contribuição:

  • Artigos completos (full papers): mínimo de 5000 e máximo de 7000 palavras;
  • Artigos breves (short papers): mínimo de 3500 e máximo de 5000 palavras;
  • Revisões teóricas (systematic reviews): máximo de 8500 palavras;
  • Recensões críticas (book reviews): máximo de 1000 palavras.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Taxas para submissão e publicação de textos

A Revista Portuguesa de Pedagogia não cobra qualquer taxa aos autores para  a submissão dos textos, avaliação por pares, revisão, publicação na revista, distribuição ou disponibilização na internet e download.