Contribución del discurso intercultural a una nueva Teoría de la Educación

Autores

  • Miguel A. Santos Rego Universidad de Santiago de Compostela
  • Félix Etxeberría Balerdi Universidad del País Vasco
  • Ramón Mínguez Vallejos Universidad de Murcia
  • José Antonio Jordán Sierra Universidad Autónoma de Barcelona
  • María del Mar Lorenzo Moledo Universidad de Santiago de Compostela
  • María del Mar Lorenzo Moledo Universidad de Santiago de Compostela
  • Cristóbal Ruiz Román Universidad de Málaga

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-2_2

Resumo

O objectivo deste trabalho é contribuir com mais análise e novos elementos de discussão, além de referentes estratégicos, que permitam compreender as vias pelas quais o discurso sobre a diversidade cultural e as suas derivações normativas, a favor de um maior desenvolvimento intercultural num mundo global, contribuíram para situar novas coordenadas e eixos reflexivos no saber teórico da educação. Revela-se a maneira como a atenção à diversidade cultural proporciona, à teoria da educação, dimensões de reflexão e actuação, o que supõe novas formas de pensar e fazer neste âmbito do conhecimento. Daí que o intercultural, dê forma a um discurso a que uma teoria da educação não se pode subtrair, num tempo de complexidade, em que é necessário possibilitar uma melhor gestão dessa diversidade, e ir assim optimizando a construção do sujeito através de processos mediante os quais se pretende o desenvolvimento de competências interculturais.

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Publicado

2006-07-01

Como Citar

Santos Rego, M. A., Etxeberría Balerdi, F., Mínguez Vallejos, R., Jordán Sierra, J. A., Lorenzo Moledo, M. del M., Lorenzo Moledo, M. del M., & Ruiz Román, C. (2006). Contribución del discurso intercultural a una nueva Teoría de la Educación. Revista Portuguesa De Pedagogia, (40-2), p. 37-72. https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-2_2

Edição

Secção

Artigos