(In)coerências e (Des)articulações nas AE das Diferentes Áreas Disciplinares do 1.º CEB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_58_02

Palavras-chave:

Currículo, Aprendizagens Essenciais, Perfil do Aluno, Gestão Curricular

Resumo

O presente trabalho teve como principal objetivo mapear o currículo, procurando analisar a estrutura, as (in)coerências e (des)articulações das Aprendizagens Essenciais (AE) das diferentes áreas disciplinares do 1.º ciclo do Ensino Básico. Para tal, procedeu-se a uma análise comparativa das AE no 1º ciclo do Ensino Básico. Os resultados evidenciam que, apesar de uma harmonização dos documentos, ao nível da estrutura e do design, há diferenças relevantes ao nível da organização e extensão das AE, ao nível da lógica subjacente à elaboração das ações estratégicas de ensino do professor, assim como da articulação entre as aprendizagens essenciais, as ações de ensino e os descritores do perfil do aluno. As diferenças encontradas podem justificar as fragilidades reportadas pelos professores, nos processos de decisão e gestão curricular e parecem ser o reflexo da ausência de entendimentos comuns entre as diversos equipas de autores das AE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Teresa Leite, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal.

Teresa Leite é professora coordenadora (aposentada) na Escola Superior de Educação de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa e Doutora em Educação, com especialização na área de Formação de Professores pela Universidade de Lisboa. Participou em projetos nacionais e internacionais na área de formação de professores, currículo do ensino básico e inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.

##submission.downloads##

Publicado

2024-07-01

Como Citar

Valente, B., & Leite, T. (2024). (In)coerências e (Des)articulações nas AE das Diferentes Áreas Disciplinares do 1.º CEB. Revista Portuguesa De Pedagogia, 58, e58002. https://doi.org/10.14195/1647-8614_58_02

Edição

Secção

Artigos