El conocimiento pedagógico y la periferia del universo educativo
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-2_3Resumo
Neste trabalho os seus autores refl ectem sobre as dinâmicas que se geram entre o universo da educação e a teoria educativa, como fruto da incorporação naquele universo de âmbitos e formas até então externos, fronteiriços ou marginais. Depois de uma introdução, o artigo aplica esta perspectiva geral a diversos âmbitos: em primeiro lugar, o que se supunha ser a teoria educativa, uma consideração da educação não formal e informal; em segundo lugar, fazse o mesmo em relação à ideia de educação permanente; em terceiro lugar, às repercussões sobre o discurso pedagógico do reconhecimento efectivo da igualdade de género face à educação. Em quarto lugar, aplica esta perspectiva em relação ao discurso das possibilidades que oferecem as novas tecnologias; em quinto lugar, focamos a nossa atenção sobre as consequências, para a teoria educativa, da prioridade dada aos conteúdos ambientalistas e, por último, reflectimos sobre a necessária reconstrução do discurso quando se pretende que a apreciação do seu conteúdo não seja só um lugar retórico”.Downloads
Não há dados estatísticos.
##submission.downloads##
Publicado
2006-07-01
Como Citar
Ayuste González, A., Aznar Mínguet, P., Gros Salvat, B., Requejo Osorio, A., Rodríguez Martínez, A., Romañá Blay, T., & Trilla Bernet, J. (2006). El conocimiento pedagógico y la periferia del universo educativo. Revista Portuguesa De Pedagogia, (40-2), p. 73-107. https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-2_3
Edição
Secção
Artigos
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.