El conocimiento pedagógico y la periferia del universo educativo

Autores

  • Ana Ayuste González Universidad de Barcelona
  • Pilar Aznar Mínguet Universidad de Valencia
  • Begoña Gros Salvat Universidad de Barcelona
  • Agustín Requejo Osorio Universidad de Santiago de Compostela
  • Antonio Rodríguez Martínez Universidad de Santiago de Compostela
  • Teresa Romañá Blay Universidad de Barcelona
  • Jaume Trilla Bernet Universidad de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-2_3

Resumo

Neste trabalho os seus autores refl ectem sobre as dinâmicas que se geram entre o universo da educação e a teoria educativa, como fruto da incorporação naquele universo de âmbitos e formas até então externos, fronteiriços ou marginais. Depois de uma introdução, o artigo aplica esta perspectiva geral a diversos âmbitos: em primeiro lugar, o que se supunha ser a teoria educativa, uma consideração da educação não formal e informal; em segundo lugar, fazse o mesmo em relação à ideia de educação permanente; em terceiro lugar, às repercussões sobre o discurso pedagógico do reconhecimento efectivo da igualdade de género face à educação. Em quarto lugar, aplica esta perspectiva em relação ao discurso das possibilidades que oferecem as novas tecnologias; em quinto lugar, focamos a nossa atenção sobre as consequências, para a teoria educativa, da prioridade dada aos conteúdos ambientalistas e, por último, reflectimos sobre a necessária reconstrução do discurso quando se pretende que a apreciação do seu conteúdo não seja só um lugar retórico”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2006-07-01

Como Citar

Ayuste González, A., Aznar Mínguet, P., Gros Salvat, B., Requejo Osorio, A., Rodríguez Martínez, A., Romañá Blay, T., & Trilla Bernet, J. (2006). El conocimiento pedagógico y la periferia del universo educativo. Revista Portuguesa De Pedagogia, (40-2), p. 73-107. https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-2_3

Edição

Secção

Artigos