Controlo do aluno e avaliação no Ensino a Distância (EAD) – a experiência do Centro Naval de Ensino s Distância (CNED)

Autores

  • Alcino Ferreira da Silva Centro Naval de Ensino a Distância

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-3_6

Resumo

A autonomia do aluno no ensino a distância é um factor decisivo para o seu sucesso sobretudo quando se trata de formação de segunda oportunidade, como é o caso do ensino secundário recorrente a distância leccionado pelo CNED. Essa autonomia manifesta-se através do controlo que ele exerce sobre o seu próprio processo de aprendizagem, contribuindo para isso essencialmente três factores: Independência (decisões que pode tomar no sistema de ensino), Poder (capacidade para tomar essas decisões) e Apoio (os meios que são disponibilizados para a efectivação das decisões). A decisão de avaliar as aprendizagens é, no CNED, da inteira responsabilidade do aluno podendo fazê-la quando e onde quiser. Para que o possa fazer o CNED tem vindo a desenvolver um modelo de desenvolvimento curricular que integra um banco de testes recorrendo a uma aplicação informática de gestão.

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Publicado

2006-12-01

Como Citar

Silva, A. F. da. (2006). Controlo do aluno e avaliação no Ensino a Distância (EAD) – a experiência do Centro Naval de Ensino s Distância (CNED). Revista Portuguesa De Pedagogia, (40-3), p. 149-186. https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-3_6

Edição

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