Resultados das Provas de Aferição e dos Exames de Matemática e de Português do 9º ano: Que conclusões tirar?

Autores

  • Carlos Pereira dos Santos Instituto Superior de Educação e Ciências
  • Luísa Araújo Instituto Superior de Educação e Ciências
  • Margarida Graça Escola Secundária José Gomes Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-3_8

Resumo

O presente artigo resulta de uma análise crítica sobre os resultados das Provas de Aferição e dos Exames de Matemática e de Português do 9º ano do Ensino Básico. A nossa análise incidiu sobre os aspectos que parecem explicar os resultados dos alunos, nos anos de 2003, de 2004 e de 2005, correspondendo, os dois primeiros anos, aos resultados das Provas de Aferição, e o último ano à primeira chamada dos exames de 9º ano. O estudo comparativo destes testes assentou na interpretação dos critérios de avaliação utilizados na cotação das respostas, no tipo de conteúdos testados e no tipo de itens apresentados aos alunos. Tanto esta interpretação como o estudo de caso de uma escola mostra que os indicadores estatísticos disponibilizados pelo Gabinete de Avaliação Educacional não permitem tirar ilações fiáveis e úteis sobre o desempenho dos alunos. As conclusões apontam graves erros na construção destes instrumentos de avaliação em termos da validade e da fiabilidade dos mesmos. Na verdade, os resultados dos alunos, nas várias provas, não são comparáveis e não oferecem bons indicadores do desempenho dos alunos.

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Publicado

2006-12-01

Como Citar

Santos, C. P. dos, Araújo, L., & Graça, M. (2006). Resultados das Provas de Aferição e dos Exames de Matemática e de Português do 9º ano: Que conclusões tirar?. Revista Portuguesa De Pedagogia, (40-3), p. 199-218. https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-3_8

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