Atitudes em relação à diversidade cultural: implicações psicopedagógicas

Autores

  • Félix Neto Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-1_1

Resumo

Abordamos neste artigo dois padrões de atitudes necessários para que todos os grupos culturais possam encontrar as vias para conviverem conjuntamente numa sociedade multicultural: a ideologia multicultural e a tolerância étnica. A amostra foi constituída por duzentas e quatro pessoas, oscilando entre os 18 e os 83 anos. As escalas de Ideologia Multicultural e de Tolerância Étnica revelaram um funcionamento psicométrico adequado. Os resultados deste estudo denotam a existência de uma atitude predominantemente positiva em relação à diversidade cultural. O apoio à diversidade cultural variava segundo o sexo, mas não variava segundo a idade, o estado civil e a prática religiosa. O multiculturalismo e a tolerância apresentaram correlações positivas com a ideologia do papel de género, a integração e a auto-estima, e correlações negativas com o idadismo, a assimilação, a separação e a marginalização. As variáveis psicossociais contribuíram mais para a predição das atitudes em relação à diversidade cultural que as variáveis sociodemográficas. São discutidas algumas implicações psicopedagógicas desta investigação.

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Publicado

2007-01-01

Como Citar

Neto, F. (2007). Atitudes em relação à diversidade cultural: implicações psicopedagógicas. Revista Portuguesa De Pedagogia, (41-1), p. 5-22. https://doi.org/10.14195/1647-8614_41-1_1

Edição

Secção

Artigos