A intervenção da inspecção na educação

Autores

  • Clara Lucas

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_42-1_1

Resumo

Uma actuação inspectiva qualificada, criteriosa e coerente pode levar a uma melhoria dos actuais níveis de qualidade educacional, se for persuasiva e consistente nas suas intervenções; se, no respeito pela autonomia das organizações escolares e dos seus profissionais, souber motivar e mobilizar os actores educativos para metas quantitativas e qualitativas mais exigentes; se for capaz de fomentar, junto daquelas unidades escolares, a auto-definição de estratégias de melhoria e de compromissos com mais progresso, mais qualidade, melhor desempenho dos alunos e da instituição; se, enfim, num processo de auto-exigência, melhorar os seus níveis de inter-relação e comunicação. Na prossecução deste desígnio, consideramos fundamental um corpo inspectivo que possua um rigoroso conhecimento da realidade das organizações escolares e estabeleça o contacto directo com as mesmas, de forma a avaliar, estimular e recomendar novos procedimentos, promotores de uma cultura de aperfeiçoamento institucional focalizado e estratégico e de uma atitude crítica de auto-questionamento conducente à qualidade dos processos e dos resultados educacionais.

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Publicado

2008-01-01

Como Citar

Lucas, C. (2008). A intervenção da inspecção na educação. Revista Portuguesa De Pedagogia, (42-1), p. 5-26. https://doi.org/10.14195/1647-8614_42-1_1

Edição

Secção

Artigos