Identidade narrativa e plasticidade cerebral: algumas propostas pedagógicas

Autores

  • Antonio Bernal Guerrero Universidad de Sevilla
  • Teresa Paula Nico Rego Gonçalves Universidad de Sevilla

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_42-1_2

Resumo

Os novos recursos da sociedade da informação, juntamente com os novos conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e sobre o funcionamento do cérebro, oferecem uma nova perspectiva sobre os processos de construção da identidade e abrem novas possibilidades ao sujeito no seu processo de autoformação e autodeterminação. A construção narrativa da identidade e a plasticidade neuronal remetem para uma antropologia da complexidade que deve ter em consideração tanto as condições de risco, de incerteza e de racionalidade incompleta através das quais se vai configurando a identidade do sujeito, como as novas possibilidades de realização pessoal que estas representam. Por isso, apresentamos algumas propostas pedagógicas que poderão coadjuvar a realização das promessas da plasticidade e da narratividade.

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Publicado

2008-01-01

Como Citar

Guerrero, A. B., & Gonçalves, T. P. N. R. (2008). Identidade narrativa e plasticidade cerebral: algumas propostas pedagógicas. Revista Portuguesa De Pedagogia, (42-1), p. 27-43. https://doi.org/10.14195/1647-8614_42-1_2

Edição

Secção

Artigos