Envolvimento parental na escola e ajustamento em crianças do 1º ciclo do ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_42-1_5Resumo
O presente trabalho tem por principal objectivo o estudo da relação entre o envolvimento parental na escola, percebido por pais e por professores, e o ajustamento de crianças do primeiro ciclo do ensino básico. A amostra é constituída por 563 crianças dos 3º e 4º anos de escolaridade, pelos seus pais e pelos seus professores. O envolvimento parental na escola foi avaliado através das duas versões, para pais e para professores, do Questionário de Envolvimento Parental na Escola (QEPE-VPa e QEPEVPr). Foram considerados dois indicadores de ajustamento das crianças, o seu desempenho académico, avaliado pelos professores e a sua autoestima global, avaliada pelas crianças. Na primeira parte do trabalho apresentam-se, ainda, alguns estudos psicométricos da versão para pais do Questionário de Envolvimento Parental na Escola (QEPE-VPa), cujos resultados apoiam a fiabilidade e a validade desta versão. Os resultados revelam uma associação positiva entre o envolvimento parental na escola e o ajustamento das crianças, mesmo quando controlado o efeito do nível sócio-económico das famílias das crianças. No entanto, verifica-se alguma variabilidade das associações encontradas em função da fonte que avalia o envolvimento parental e em função dos indicadores de ajustamento. Concretamente, a percepção dos professores do envolvimento parental na escola é a que apresenta associações mais elevadas com o desempenho académico. Por outro lado, é o envolvimento parental percebido pelos pais que apresenta associações mais elevadas com a autoestima global da criança.Downloads
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Publicado
2008-01-01
Como Citar
Pereira, A. I. de F., Canavarro, J. M. P., Cardoso, M. F., & Mendonça, D. (2008). Envolvimento parental na escola e ajustamento em crianças do 1º ciclo do ensino básico. Revista Portuguesa De Pedagogia, (42-1), p. 91-110. https://doi.org/10.14195/1647-8614_42-1_5
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Artigos
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