Envolvimento parental na escola e ajustamento em crianças do 1º ciclo do ensino básico

Autores

  • Ana Isabel de Freitas Pereira Escola Superior João de Deus
  • José Manuel P. Canavarro Universidade de Coimbra
  • Margarida Fonseca Cardoso Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar
  • Denisa Mendonça Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_42-1_5

Resumo

O presente trabalho tem por principal objectivo o estudo da relação entre o envolvimento parental na escola, percebido por pais e por professores, e o ajustamento de crianças do primeiro ciclo do ensino básico. A amostra é constituída por 563 crianças dos 3º e 4º anos de escolaridade, pelos seus pais e pelos seus professores. O envolvimento parental na escola foi avaliado através das duas versões, para pais e para professores, do Questionário de Envolvimento Parental na Escola (QEPE-VPa e QEPEVPr). Foram considerados dois indicadores de ajustamento das crianças, o seu desempenho académico, avaliado pelos professores e a sua autoestima global, avaliada pelas crianças. Na primeira parte do trabalho apresentam-se, ainda, alguns estudos psicométricos da versão para pais do Questionário de Envolvimento Parental na Escola (QEPE-VPa), cujos resultados apoiam a fiabilidade e a validade desta versão. Os resultados revelam uma associação positiva entre o envolvimento parental na escola e o ajustamento das crianças, mesmo quando controlado o efeito do nível sócio-económico das famílias das crianças. No entanto, verifica-se alguma variabilidade das associações encontradas em função da fonte que avalia o envolvimento parental e em função dos indicadores de ajustamento. Concretamente, a percepção dos professores do envolvimento parental na escola é a que apresenta associações mais elevadas com o desempenho académico. Por outro lado, é o envolvimento parental percebido pelos pais que apresenta associações mais elevadas com a autoestima global da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2008-01-01

Como Citar

Pereira, A. I. de F., Canavarro, J. M. P., Cardoso, M. F., & Mendonça, D. (2008). Envolvimento parental na escola e ajustamento em crianças do 1º ciclo do ensino básico. Revista Portuguesa De Pedagogia, (42-1), p. 91-110. https://doi.org/10.14195/1647-8614_42-1_5

Edição

Secção

Artigos