Estado de saúde, stress e desempenho académico numa amostra de estudantes do ensino superior

Autores

  • Ana Paula Amaral Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra
  • Carlos Fernandes da Silva Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_42-1_6

Resumo

Ao longo do presente trabalho procurámos estudar o impacto do estado de saúde (física e psíquica) do estudante no desempenho académico, assim como, as repercussões nesse mesmo desempenho de uma actividade profissional paralela. A amostra foi constituída por 195 estudantes, no primeiro momento, tendo ficado reduzida a 177 no segundo momento de avaliação. Os principais resultados e conclusões sugerem que: 1) Os trabalhadores estudantes têm um desempenho académico inferior; 2) De todos os factores estudados, apenas a idade se pode considerar como variável preditora do desempenho académico; 3) Os indivíduos que recorrem ao médico têm um desempenho académico inferior; 4) Não existem diferenças estatisticamente significativas entre as médias do desempenho académico dos indivíduos com, e sem, doença crónica e daqueles que apresentam, ou não, perturbação emocional; 5) Não existem diferenças estatisticamente significativas entre o princípio e o final do ano lectivo, quanto à sintomatologia física e psíquica avaliada.

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Publicado

2008-01-01

Como Citar

Amaral, A. P., & Silva, C. F. da. (2008). Estado de saúde, stress e desempenho académico numa amostra de estudantes do ensino superior. Revista Portuguesa De Pedagogia, (42-1), p. 111-133. https://doi.org/10.14195/1647-8614_42-1_6

Edição

Secção

Artigos