Uma análise de três situações para ensinar habilidades de trabalho a estudantes com deficiências
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_42-2_7Resumo
Com o objetivo de avaliar três situações de ensino, analisamos independente e sequencialmente os efeitos da instrução ancorada baseada em vídeo na aprendizagem e generalização da aprendizagem de quatro estudantes com deficiências em duas tarefas de trabalho em ambiente simulado e ambiente natural. Utilizou-se um delineamento experimental ABCD para a investigação do processo de aprendizagem das duas tarefas de trabalho. As fases do estudo foram: Linha de Base (A); Vídeo (B); Vídeo + Feedback (C); e Vídeo + Instrução Direta – utilizando o sistema mínimo de intrusão de pistas (D), e concomitantemente, foram conduzidas provas de generalização. Os resultados indicaram que a instrução ancorada sozinha no formato modelador, ou associada ao feedback e à instrução direta ajudou os estudantes a atingir o critério educacional de aprendizagem nas duas tarefas de trabalho. Os dados sugerem que a instrução ancorada baseada em vídeo parece possibilitar a aprendizagem dos estudantes, beneficiar a instrução do professor em desenvolver habilidades de tarefas do mundo real para seus alunos, assim como a generalização do conhecimento aprendido.Downloads
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Publicado
2008-07-01
Como Citar
Alcantara, P. R., & Plombon, V. K. F. (2008). Uma análise de três situações para ensinar habilidades de trabalho a estudantes com deficiências. Revista Portuguesa De Pedagogia, (42-2), p. 123-144. https://doi.org/10.14195/1647-8614_42-2_7
Edição
Secção
Artigos
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