Justiça na escola: perspectivas de um grupo de professores do ensino básico

Autores

  • Maria Rosa Afonso

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-1_10

Resumo

Este artigo tem como objectivo mostrar como um grupo de professores do ensino básico, a quem se realizaram entrevistas semi-directivas, perspectiva as questões da justiça na escola. A análise de conteúdo pôs em evidência a noção de justiça presente nos discursos, os princípios e valores orientadores da acção docente e as dificuldades, problemas e dilemas vividos na aplicação da justiça. Para um enquadramento conceptual, procurámos perceber a noção de justiça presente na LBSE e o carácter polissémico e multidisciplinar do conceito, para nos centrarmos nos aspectos teóricos fundamentais da justiça como equidade e nas suas implicações ao nível da escola, tomando Rawls como referência principal. A análise de resultados evidenciou que há noções a necessitar de clarificação e situações de maior conflito, em que surgem dilemas – aspectos a ter em conta na formação de professores.

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Publicado

2010-07-01

Como Citar

Afonso, M. R. (2010). Justiça na escola: perspectivas de um grupo de professores do ensino básico. Revista Portuguesa De Pedagogia, (44-1), p. 237-257. https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-1_10

Edição

Secção

Caderno Não Temático