A docência no Ensino Superior: perspectivas e imagens

Autores

  • Elena Mabel Brütten Baldi Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-1_7

Resumo

Neste trabalho é apresentada parte de um estudo sobre a docência universitária realizado com professores da UFRN. Investigações no âmbito do ensino superior constituem-se tema instigador. Trabalhos de Leite (1998), Cunha (2001), Morosini (2001), INEP (2004), Zabalza (2004), Teichler (2007), Bettencourt-Pires (2007), Garcia Ruiz (2008) e Brütten (2008) explicitam, sob diferentes enfoques, a problemática em questão. É notório exercerem os docentes um papel relevante no campo social e institucional. Entretanto, estudos empíricos relativos ao pensamento dos professores do ensino superior ainda são escassos. O estudo que aqui apresentamos retoma, com mais profundidade, os temas do trabalho que desenvolvemos em 2008 nomeadamente: a preparação pedagógica para ensinar na universidade, os atributos pessoais e expectativas exigidas para a docência e o ensino e as estratégias utilizadas com os alunos. Foram realizadas entrevistas a professores de diferentes cursos. Conclusões nos permitem apontar que alguns problemas críticos que permeiam o ensino superior estão presentes nas vivências dos docentes: a exigência de produtividade intelectual e reprodução do conhecimento nem sempre acompanhada de uma autêntica criação do saber; uma burocratização exacerbada; o descaso com procedimentos relevantes à formação dos estudantes e à construção e/ou fortalecimento da identidade docente. Problemas que são a gênese de um clima de constrangimento e mal – estar entre professores em nossas universidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2010-07-01

Como Citar

Baldi, E. M. B. (2010). A docência no Ensino Superior: perspectivas e imagens. Revista Portuguesa De Pedagogia, (44-1), p. 169-193. https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-1_7

Edição

Secção

Caderno Temático