A atuação da psicologia escolar na educação superior: algumas reflexões
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-1_3Palavras-chave:
Psicologia Escolar, Educação Superior, Atuação institucional, Equidade socialResumo
A Psicologia Escolar tem como eixo de atuação a mediação dos processos de aprendizagem e de desenvolvimento humano. Apesar de historicamente a área ter se vinculado à escola, outros contextos institucionais, como a Educação Superior, vêm sendo reconhecidos como espaços potenciais de aprendizagem, formação e desenvolvimento humano. Assim como ocorreu na educação básica e secundária, a atuação da Psicologia Escolar na Educação Superior tem se baseado em uma intervenção clássica, voltada para a orientação e o atendimento do estudante. Contudo, além das ações tradicionais, outras de caráter preventivo, processual e institucional também podem ser realizadas. Em uma perspectiva ampliada de atuação, os psicólogos escolares podem acompanhar o processo de ensino e aprendizagem com ênfase no desenvolvimento de competências discentes; promover discussões acerca do desenvolvimento do jovem-adulto; investigar as concepções dos profissionais sobre ensino, aprendizagem e avaliação, favorecendo a conscientização e intencionalidade às práticas educativas; participar na formação continuada do corpo docente e técnico; colaborar com o processo de avaliação institucional, entre outras ações. A Psicologia Escolar pode, assim, favorecer práticas promotoras do desenvolvimento das instituições, dos seus agentes e dos estudantes, contribuindo para a democratização efetiva do sucesso acadêmico diante dos contrastes sócio-culturais dos alunos que hoje acedem ao Ensino Superior.Downloads
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Publicado
2011-07-01
Como Citar
Bisinoto, C., Marinho, C., & Almeida, L. (2011). A atuação da psicologia escolar na educação superior: algumas reflexões. Revista Portuguesa De Pedagogia, (45-1), pp. 39-55. https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-1_3
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Artigos
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