Contributos para a Formação do Educador à Luz do Mandato Moral da Escola

Autores

  • Eduardo Nuno Fonseca Doutorando do Instituto de Educação de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_1

Palavras-chave:

Formação de Professores, Cidadania, Moral

Resumo

Este artigo centra-se na necessidade da formação de educadores contemplar a dimensão ética e deontológica, de forma a melhor poder corresponder às expetativas e desafios do sistema de ensino público português, nomeadamentea Educação para a Cidadania. Presentemente, é uma meta pedagógica que acentua essencialmente a transversalidade e o caráter compreensivo das diversas valências e dimensões escolares, recaindo desse modo responsabilidades inequívocas em todos os educadores. Assim, em primeiro lugar, são feitas breves considerações sobre a necessidade e legitimidade de uma intervenção. Seguidamente, é feita uma análise do que tem sido realizado a esse nível no contexto português. Finalmente, apresentamos um esboço de uma proposta de intervenção sensível à componente cívica e moral da Cidadania. Essa proposta assenta num paradigma de formação maximalista, o qual contempla uma formação de caráter geral, uma capacitação ao nível do relacionamento pedagógico e uma formação pessoal e pedagógica do docente.

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Publicado

2014-01-24

Como Citar

Fonseca, E. N. (2014). Contributos para a Formação do Educador à Luz do Mandato Moral da Escola. Revista Portuguesa De Pedagogia, (46-2), pp. 9-30. https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_1

Edição

Secção

Artigos