Ensinar Matemática com TIC: Em Busca de um Referencial Teórico

Autores

  • Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro Sampaio Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
  • Clara Maria Gil Fernandes Pereira Coutinho Instituto de Educação, Universidade do Minho.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_5

Palavras-chave:

Tecnologia educativa, TPACK, Matemática

Resumo

A integração da tecnologia no processo de ensino/aprendizagem não tem trazido grande sucesso educativo, tendo-se constatado que o apetrechamento das escolas com ferramentas educativas não é uma solução por si só. Torna-se necessário refletir sobre esta integração, surgindo um modelo teórico que interliga três componentes (pedagogia, tecnologia e conteúdo) com o contexto em que se está inserido. No caso particular da Matemática, este referencial denomina-se de TPACK matemático e desenvolve-se em torno de quatro grandes áreas: conceção e desenvolvimento de experiências e ambientes digitais de aprendizagem; ensino, aprendizagem e currículo matemático; análise e avaliação; produtividade e prática profissional. No entanto, não há uma aquisição imediata do TPACK por parte dos professores de Matemática, precisando de passar por um processo de cinco etapas para enfrentarem a decisão final de aceitar ou rejeitar uma tecnologia específica para o ensino da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2014-01-27

Como Citar

Sampaio, P. A. da S. R., & Coutinho, C. M. G. F. P. (2014). Ensinar Matemática com TIC: Em Busca de um Referencial Teórico. Revista Portuguesa De Pedagogia, (46-2), pp. 91-108. https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_5

Edição

Secção

Artigos