Ensinar Matemática com TIC: Em Busca de um Referencial Teórico
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_5Palabras clave:
Tecnologia educativa, TPACK, MatemáticaResumen
A integração da tecnologia no processo de ensino/aprendizagem não tem trazido grande sucesso educativo, tendo-se constatado que o apetrechamento das escolas com ferramentas educativas não é uma solução por si só. Torna-se necessário refletir sobre esta integração, surgindo um modelo teórico que interliga três componentes (pedagogia, tecnologia e conteúdo) com o contexto em que se está inserido. No caso particular da Matemática, este referencial denomina-se de TPACK matemático e desenvolve-se em torno de quatro grandes áreas: conceção e desenvolvimento de experiências e ambientes digitais de aprendizagem; ensino, aprendizagem e currículo matemático; análise e avaliação; produtividade e prática profissional. No entanto, não há uma aquisição imediata do TPACK por parte dos professores de Matemática, precisando de passar por um processo de cinco etapas para enfrentarem a decisão final de aceitar ou rejeitar uma tecnologia específica para o ensino da Matemática.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-01-27
Cómo citar
Sampaio, P. A. da S. R., & Coutinho, C. M. G. F. P. (2014). Ensinar Matemática com TIC: Em Busca de um Referencial Teórico. Revista Portuguesa De Pedagogia, (46-2), pp. 91-108. https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_5
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.


