A Construção da Identidade de Professores do Campo: Um Novo Passo Rumo à Valorização da Cultura Camponesa

Autores

  • Miranilde Oliveira Neves Doutoranda em Ciências da Educação na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Vila Real.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_9

Palavras-chave:

Professor do Campo, Pedagogia da Alternância, Identidade

Resumo

Este artigo visa demonstrar contribuições pedagógicas que o professor do campo tem recebido durante o processo de formação, por meio do projeto Procampo – Curso de Licenciatura em Educação do Campo, especificamente na Amazônia, no Brasil, o qual é organizado por várias Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras. Com este estudo, o leitor entenderá que há uma nova forma de trabalhar prática e teoria em um curso acadêmico: a pedagogia da alternância, a qual é composta por duas partes: Tempo Acadêmico e Tempo Comunidade e possui oito temas norteadores – todos relacionados ao espaço socioambiental no qual vivem os professores do campo. Neste artigo haverá destaque para o primeiro tema estudado: História de Vida e Construção de Saberes. A fundamentação teórica está baseada especialmente em Arroyo (2000), Arroyo, Caldart e Molina (2009), Caldart (2010) e Peres (2011).

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2014-01-27

Como Citar

Neves, M. O. (2014). A Construção da Identidade de Professores do Campo: Um Novo Passo Rumo à Valorização da Cultura Camponesa. Revista Portuguesa De Pedagogia, (46-2), pp. 173-188. https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_9

Edição

Secção

Artigos