O Processo Educativo Humano à Luz de Platão

Autores

  • Dennys Garcia Xavier Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil.
  • Karla Cristina Walter Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-2_1

Palavras-chave:

processo educativo, relativismo, idealismo, filosofia, pedagogia clássica

Resumo

O estudo das estruturas pedagógico‑formativas do Mundo Antigo Clássico pode jogar luz sobre aspetos educativos humanos essenciais, que ecoam, de diversos modos, na contemporaneidade. Um sintético, mas criterioso olhar para o processo educacional naquele Mundo revela tensões que se verificam ainda hodiernamente, como o embate entre o relativismo e o idealismo: um binómio que, no decorrer da história humana, teima em não se deixar capturar num único ponto de conciliação. Representante máximo de tal embate é Platão, que em sua obra Teeteto, estabelece um campo de provas argumentativo que dá voz àqueles pólos. Mas não se trata aqui tão‑somente de explorar correntes filosóficas diversas e algumas das suas mais óbvias consequências. A partir da contraposição entre relativismo e idealismo, Platão delineia um programa pedagógico‑educativo forte, no qual a imagem de homem ilustrado, de formação filosófica, se sobrepõe à de um homem do povo, formado pelas exigências acríticas da existência quotidiana, não refletida. Aqui, pretende‑se analisar o arcabouço teorético da análise platónica e a estrutura pedagógica que dele deriva. Para tanto, foram investigados textos‑chave do corpus escrito do filósofo ateniense, bem como bibliografia secundária atinente ao tema.

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Biografias Autor

Dennys Garcia Xavier, Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil.

Doutor em Storia della Filosofia pela Università degli Studi di Macerata (UNIMC), Itália. Pós‑doutorando
em História da Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Universidade de Coimbra (UC). Professor
de Filosofia Antiga do Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil.
Vice‑presidente
da Sociedade Brasileira de Platonistas (SBP). Diretor‑acadêmico
do Núcleo de Estudos
em Filosofia Antiga e Humanidades (NEFAH), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Karla Cristina Walter, Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), Brasil.

Mestranda em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), Brasil, e em Ciências da Educação
pela Universidade de Coimbra (UC). Professora da Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), Brasil.
Membro do Núcleo de Estudos em Filosofia Antiga e Humanidades (NEFAH), da Universidade Federal de
Uberlândia (UFU).

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Publicado

2014-09-26

Como Citar

Xavier, D. G., & Walter, K. C. (2014). O Processo Educativo Humano à Luz de Platão. Revista Portuguesa De Pedagogia, (1), pp. 7-20. https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-2_1

Edição

Secção

Artigos