La Función Tutorial del Profesorado Universitario: Una Nueva Competencia de la Labor Docente en el Contexto del EEES

Autores

  • Pedro R. Álvarez Pérez Dpto. de Didáctica e Investigación Educativa. Facultad de Educación. Universidad de La Laguna.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-2_5

Palavras-chave:

tutoria universitária, tutoria e sistemas de qualidade, funções do tutor

Resumo

As mudanças que o modelo do Ensino Superior Europeu trouxe colocaram, num lugar destacado dos Sistemas Internos de Garantia da Qualidade, os processos de orientação dos estudantes. Nesse contexto, a tutoria é entendida como uma tarefa integrada no trabalho docente, que envolve uma interação personalizada do professor tutor com os alunos, com a finalidade de fazer um acompanhamento dos seus processos de aprendizagem e de definir os seus projetos pessoais de graduação. Centrando‑se no papel de tutor desempenhado pelos docentes, e recorrendo a uma metodologia de investigação de carácter descritivo, apresentam‑se neste artigo os resultados obtidos com uma amostra de 43 professores tutores, que desenvolveram um programa de tutoria de carreira. A partir das opiniões dos docentes, os resultados revelam as dificuldades encontradas ao longo do desenvolvimento do programa, decorrentes, sobretudo, da baixa participação dos alunos e da inadequação dos horários.

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Publicado

2014-09-29

Como Citar

Álvarez Pérez, P. R. (2014). La Función Tutorial del Profesorado Universitario: Una Nueva Competencia de la Labor Docente en el Contexto del EEES. Revista Portuguesa De Pedagogia, (1), pp. 85-106. https://doi.org/10.14195/1647-8614_47-2_5

Edição

Secção

Artigos