Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_48-2_1Palavras-chave:
pedagogia universitária, bibliotecas académicas, escrita académica, competências académicas, competências de informação, literacia de informaçãoResumo
Substituindo o ensino baseado na transmissão e avaliação de conhecimentos, o desenvolvimento de competências tem vindo a ser reconhecido como uma nova expressão da pedagogia do ensino superior, sobretudo desde a implementação do processo de Bolonha. Este artigo pretende observar como a pedagogia universitária atual se encontra na relação com as bibliotecas académicas, nomeadamente na interceção de intenções, práticas e recursos mobilizados para a indução e desenvolvimento de competências informacionais nos alunos. As bibliotecas universitárias, disponibilizando recursos informativos essenciais para a prossecução de objetivos académicos, podem contribuir para a pedagogia universitária assim entendida, através de estratégias que consolidam a eficácia da aprendizagem, no âmbito do movimento leitura‑escrita. O objetivo deste artigo é pois o de refletir sobre a escrita académica e os fatores que a atravessam e a constituem, à luz destes conceitos.Downloads
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Publicado
2015-07-08
Como Citar
Sanches, T. (2015). Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica. Revista Portuguesa De Pedagogia, 2(1), pp. 9-25. https://doi.org/10.14195/1647-8614_48-2_1
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Artigos
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