Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica

Autores

  • Tatiana Sanches Membro colaborador da Unidade de Investigação em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. Membro colaborador no Grupo de Investigação em Psicopatologia, Emoções, Cognição e Documentação, ISPA‑Instituto Universitário. Chefe de Divisão de Documentação no Instituto de Educação e na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_48-2_1

Palavras-chave:

pedagogia universitária, bibliotecas académicas, escrita académica, competências académicas, competências de informação, literacia de informação

Resumo

Substituindo o ensino baseado na transmissão e avaliação de conhecimentos, o desenvolvimento de competências tem vindo a ser reconhecido como uma nova expressão da pedagogia do ensino superior, sobretudo desde a implementação do processo de Bolonha. Este artigo pretende observar como a pedagogia universitária atual se encontra na relação com as bibliotecas académicas, nomeadamente na interceção de intenções, práticas e recursos mobilizados para a indução e desenvolvimento de competências informacionais nos alunos. As bibliotecas universitárias, disponibilizando recursos informativos essenciais para a prossecução de objetivos académicos, podem contribuir para a pedagogia universitária assim entendida, através de estratégias que consolidam a eficácia da aprendizagem, no âmbito do movimento leitura‑escrita. O objetivo deste artigo é pois o de refletir sobre a escrita académica e os fatores que a atravessam e a constituem, à luz destes conceitos.

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Publicado

2015-07-08

Como Citar

Sanches, T. (2015). Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica. Revista Portuguesa De Pedagogia, 2(1), pp. 9-25. https://doi.org/10.14195/1647-8614_48-2_1

Edição

Secção

Artigos