Trajetórias no Desenvolvimento Profissional Docente no Ensino Superior: Fatores Condicionantes

Autores

  • Marta Mateus de Almeida Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_48-2_4

Palavras-chave:

desenvolvimento profissional, formador de professores, docência no ensino superior

Resumo

Inserindo‑se numa investigação mais ampla, onde se procurou contribuir para a compreensão do processo de desenvolvimento profissional docente dos professores do ensino superior, centrando‑se naqueles que atuam na formação de professores no subsistema de ensino superior politécnico, o texto dá conta dos resultados obtidos na etapa qualitativa do estudo. Esta etapa visou a análise das representações dos sujeitos, através da realização de entrevistas semidiretivas em profundidade. Com base nos resultados da análise de conteúdo do discurso dos sujeitos, foi possível identificar fatores endógenos e fatores exógenos, que, em algum momento das suas trajetórias profissionais, influíram, favorável ou desfavoravelmente, nos processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Se os fatores endógenos são preferencialmente referidos enquanto fatores potenciadores do desenvolvimento profissional, já os fatores exógenos destacam‑se enquanto fatores inibidores. É ainda de salientar o papel da formação pedagógica, reconhecida pelos entrevistados enquanto mecanismo impulsionador do desenvolvimento profissional docente.

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Publicado

2015-07-09

Como Citar

Almeida, M. M. de. (2015). Trajetórias no Desenvolvimento Profissional Docente no Ensino Superior: Fatores Condicionantes. Revista Portuguesa De Pedagogia, 2(1), pp. 61-85. https://doi.org/10.14195/1647-8614_48-2_4

Edição

Secção

Artigos