Quem São os Alunos com Funcionamento Intelectual Borderline?

Autores

  • Andrea Água Dias Centro de Avaliação e Intervenção Pediátrica e do Desenvolvimento
  • Cristina P. Albuquerque Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_51-1_2

Palavras-chave:

Funcionamento Intelectual Borderline; desempenho académico

Resumo

A base empírica relativa à caracterização do desempenho académico dos alunos com Funcionamento Intelectual Borderline (FIB) é muito restrita. O presente estudo teve como objetivo contribuir para aumentar o conhecimento sobre estes alunos, tendo-se realizado um estudo descritivo e correlacional, com uma amostra constituída por 40 crianças e adolescentes (7-15 anos) com FIB, do 2º ao 6º ano. Aplicaram-se os seguintes instrumentos: WISC-III e Inventário de Identificação de Dificuldades de Aprendizagem. Os resultados apontaram para a presença de dificuldades de aprendizagem generalizadas, nomeadamente no raciocínio, na matemática, na escrita e na leitura; e também que as dificuldades na matemática e no raciocínio estavam moderadamente associadas a notas escolares mais baixas na disciplina de Matemática, assim como as dificuldades no raciocínio e na linguagem recetiva e expressiva estavam moderadamente associadas a notas mais baixas na disciplina de Português. Concluiu-se que os alunos com FIB evidenciam dificuldades nas escolas portuguesas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2017-10-31

Como Citar

Dias, A. Água, & Albuquerque, C. P. (2017). Quem São os Alunos com Funcionamento Intelectual Borderline?. Revista Portuguesa De Pedagogia, (51-1), 27-42. https://doi.org/10.14195/1647-8614_51-1_2

Edição

Secção

Artigos