Os Fundamentos da Educação e da Pessoa Educada

Autores

  • Rui Penha Pereira Instituto Superior de Engenharia, Secção Politécnica – Universidade do Algarve

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_51-1_5

Palavras-chave:

educação; instrução; elitismo; sorte; desordem

Resumo

As visões de educação e de pessoa educada aqui defendidas, inspiradas na tradição clássica, têm como objetivo central da educação o bem-estar da pessoa e este é visto como uma tranquilidade que emerge da sua autossuficiência. Tal tranquilidade é tida como o resultado de uma sorte constitutiva, em relativa ausência de algumas fontes ou formas de desordem, como uma certa comparação e o medo, vistas como os seus inimigos. Estas visões pressupõem o favorecimento de uma essência humana amorosa que se contrasta com o que se supõe ser a atual predominância de uma essência competitiva-hedonista que gera um elitismo-agressivo, deseducativo e desfavorável à instrução.

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Publicado

2017-10-31

Como Citar

Pereira, R. P. (2017). Os Fundamentos da Educação e da Pessoa Educada. Revista Portuguesa De Pedagogia, (51-1), 83-101. https://doi.org/10.14195/1647-8614_51-1_5

Edição

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