Aprender e Ensinar no Ensino Superior – Contributos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva

Autores

  • Maria Teresa Ribeiro Pessoa Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_Extra-2011_27

Palavras-chave:

Ensino Superior, Aprender, Ensinar, Teoria da Flexibilidade Cognitiva

Resumo

Este trabalho tem por objectivo analisar os diferentes contributos teóricos do construtivismo e, em especial, da Teoria da Flexibilidade Cognitiva de R. Spiro, nos processos de aprendizagem do ensino superior e estabelecer as implicações de tais concepções na pedagogia universitária. Tal discussão ganha relevância no contexto das actuais reorganizações das universidades. Questiona-se como se aprende e como se ensina. Neste sentido, o texto discute contributos da teoria da flexibilidade cognitiva. A partir desta teorização são analisadas algumas estratégias pedagógicas necessárias à construção compartilhada de significações em contextos de complexidade.

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Publicado

2011-01-01

Como Citar

Pessoa, M. T. R. (2011). Aprender e Ensinar no Ensino Superior – Contributos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva. Revista Portuguesa De Pedagogia, p. 347-356. https://doi.org/10.14195/1647-8614_Extra-2011_27

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