Pedagogia Crítica, Sofrimento e Educação sobre a Morte

Autores

  • Laura Ferrreira dos Santos Instituto de Educação da Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_Extra-2011_31

Palavras-chave:

Pedagogia crítica, Escola de Frankfurt, Paulo Freire, sofrimento, educação sobre a morte, escolhas de fim-de-vida

Resumo

Neste texto, explora-se a ligação da “Pedagogia Crítica” à Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e ao pensamento e práticas educacionais de Paulo Freire, enfatizando a sensibilidade especial destas correntes ao sofrimento humano e à necessidade de transformação social num sentido emancipatório. Depois de se apontar a necessidade sublinhada pela Pedagogia Crítica no sentido de que cada um/a possa ter direito à sua própria “voz”, afirma-se que uma das “vozes” que tem estado ausente dos currículos escolares e da educação em geral é constituída pelas questões ligadas à mortalidade humana e, em especial, pelas questões ligadas às escolhas de fim-de-vida. Deste modo, a sensibilidade ao sofrimento e o “direito à voz” confluem para dar importância a uma “educação sobre a morte”. Esta importância será ainda mais ressaltada com o recurso a um artigo americano que une a reflexão sobre a morte à educação ao longo da vida.

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Publicado

2011-01-01

Como Citar

Santos, L. F. dos. (2011). Pedagogia Crítica, Sofrimento e Educação sobre a Morte. Revista Portuguesa De Pedagogia, p. 401-409. https://doi.org/10.14195/1647-8614_Extra-2011_31