Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica

  • Tatiana Sanches Membro colaborador da Unidade de Investigação em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. Membro colaborador no Grupo de Investigação em Psicopatologia, Emoções, Cognição e Documentação, ISPA‑Instituto Universitário. Chefe de Divisão de Documentação no Instituto de Educação e na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

Resumo

Substituindo o ensino baseado na transmissão e avaliação de conhecimentos, o desenvolvimento de competências tem vindo a ser reconhecido como uma nova expressão da pedagogia do ensino superior, sobretudo desde a implementação do processo de Bolonha. Este artigo pretende observar como a pedagogia universitária atual se encontra na relação com as bibliotecas académicas, nomeadamente na interceção de intenções, práticas e recursos mobilizados para a indução e desenvolvimento de competências informacionais nos alunos. As bibliotecas universitárias, disponibilizando recursos informativos essenciais para a prossecução de objetivos académicos, podem contribuir para a pedagogia universitária assim entendida, através de estratégias que consolidam a eficácia da aprendizagem, no âmbito do movimento leitura‑escrita. O objetivo deste artigo é pois o de refletir sobre a escrita académica e os fatores que a atravessam e a constituem, à luz destes conceitos.
  • Resumo visualizado = 75 vezes
  • PDF visualizado = 58 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-07-08
Como Citar
SANCHES, Tatiana. Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], p. pp. 9-25, jul. 2015. ISSN 1647-8614. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/2319>. Acesso em: 21 maio 2019.
Secção
Artigos

Palavras-chave

pedagogia universitária; bibliotecas académicas; escrita académica; competências académicas; competências de informação; literacia de informação