Implementação de Políticas Estrangeiras Turcas e Apoio Governamental como Força Motriz da Promoção de Estudantes Internacionais
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_54_5Palavras-chave:
Políticas estrangeiras, Apoio governamental, Ensino Superior, Estudantes internacionaisResumo
O objetivo deste estudo era examinar o efeito da implementação da política externa turca e o apoio do governo como os principais motores da promoção dos estudantes internacionais a estudar na Turquia. Como forma de internacionalização do ensino superior, o estudo também analisou o recente desenvolvimento das políticas de migração e o Apoio a Projetos de Grandes Estudantes, em relação às tendências do movimento estudantil internacional na Turquia, em comparação com os outros países do mundo. Neste artigo de revisão de literatura, foi feita uma busca por fontes de informação necessárias e confiáveis com relação à área temática, utilizando bancos de dados informatizados e eletrônicos; Organização para Cooperação e Desenvolvimento (OECD), Routledge, SAGE, Conselho de Educação Superior da Turquia (CoHE) e o Ministério de Educação Nacional da Turquia (MoNE), Instituição da UNESCO para estatísticas, Estatísticas da Educação Nacional Turca e outras fontes confiáveis. Os resultados do estudo indicam que o governo turco e as instituições de ensino superior (IES) continuam a reconhecer a importância dos estudantes internacionais, já que seu número aumentou mais para o dobro do que nas duas últimas décadas. O número crescente de estudantes internacionais que estudam na Turquia tem sido impulsionado em grande parte pelos programas de iniciativa turca de bolsas de estudo e pelas reformas da política de migração. Além disso, a imigração estudantil desempenha um papel importante no fortalecimento da paz e do vínculo entre a Turquia e outras nações, demonstrando o interesse educacional e cultural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Revista Portuguesa de Pedagogia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.