Intervenção em crise pandémica em meio escolar
metodologia colaborativa
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-7723_30-1_11Palavras-chave:
COVID-19, participação comunitária, saúde públicaResumo
No âmbito da implementação de medidas preventivas de Saúde Pública, a Autoridade de Saúde pode solicitar a colaboração de parceiros institucionais, que sob a sua coordenação, desempenham tarefas num quadro de metodologias de trabalho colaborativo. Pretende-se realizar um relato de experiência no âmbito da prevenção de riscos e respostas multidimensionais, numa lógica colaborativa, que teve como objetivos: sensibilizar as Direções das Escolas para a importância da metodologia colaborativa no isolamento profilático de contactos; definir o papel/funções do Ponto Focal e uniformizar procedimentos de atuação. Os intervenientes na comunidade educativa identificados foram a Equipa de Saúde Pública/Saúde Escolar, os Pontos Focais, Direções, Representantes de Encarregados de Educação e os Municípios. A operacionalização desta metodologia colaborativa permitiu uma fluidez na comunicação em contexto de crise pandémica, resultando numa proximidade entre Saúde, Autarquias e Educação. Possibilitou uma resposta rápida e adequada, com consultoria permanente da parte da Equipa de Saúde Pública.
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