Plano de Contingência da COVID-19 para a educação em Santa Catarina/Brasil

da elaboração do modelo à sua implementação e importância

Autores

  • Mario Jorge Freitas Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Técnica e Inovação em Redução de Risco de Desastres
  • Fabiana Santos Lima Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Costa Universidade do Minho https://orcid.org/0000-0001-7041-7811
  • Regina Panceri Defesa Civil do Estado de Santa Catarina
  • Caroline Margarida Defesa Civil do Estado de Santa Catarina https://orcid.org/0009-0007-5660-8946
  • Cleonice Maria Beppler Defesa Civil do Estado de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-7579-0612

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-7723_30-1_2

Palavras-chave:

Plano de Contingência, COVID-19, Educação, desastres

Resumo

A COVID-19 se constituiu com um dos mais trágicos e impactantes desastres dos últimos anos, provocando a morte de cerca de 700.000 brasileiros. Neste artigo, de natureza qualitativa e descritiva, predominantemente baseado em análise documental, faz-se a revisão de aspectos relacionados com a teoria e prática dos Planos de Contingência. Analisa-se como, tanto a nível federal como no estado de SC, a resposta foi conduzida com base em planos setoriais (de saúde) e não um plano integrador, como teria sido desejável e como o Sistema de Comando foi frágil, desintegrado e, por vezes, contraditório. Debatem-se as implicações negativas desta realidade, em especial, a resposta à pandemia em outros setores que não o das instituições de saúde. Apresenta-se uma experiência desenvolvida no sul do Brasil centrada na elaboração do Plano de Contingência para a Educação (retorno às atividades presenciais). Além do modelo e lógica do plano, descreve-se o ambiente colaborativo interinstitucional de sua elaboração e o processo de formação em cascata de agentes de disseminação em todos os municípios catarinenses. Finalmente, retiram-se importantes conclusões para eventos futuros de natureza similar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida-Filho, N. Coutinho, D. (2007). Causalidade, Contingência, Complexidade: o Futuro do Conceito de Risco. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 17(1):95-137, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312007000100007

Araújo, A., Freitas, M., Bertuzzi, A. (2018). Planos Municipais de Contingência de Proteção e Defesa Civil: as concepções dos atores municipais e o modelo adoptado em Santa Catarina. Revista de Gestão e Ssutentabilidade Ambiental, Florianópolis, v. 7, n. esp., jun, 402-422.

Auerswald, P. E., Branscomb, L. M., La Porte, T. M., & Michel-Kerjan, E. O. (Eds.). (2006). Seeds of disaster, roots of response: How private action can reduce public vulnerability. New York, NY: New York University Press.

Charpentier, A., Elie, R., Laurière, M., & Tran, V. C. (2020). COVID-19 pandemic control: balancing detection policy and lockdown intervention under ICU sustainability. Mathematical Modelling of Natural Phenomena, 15, 57.

Badiaga, E. P. (2011) Contingency Plan training. Inclusive Disaster Risk Reduction project, HANDICAP INTERNATIONAL - Technical resources Department - Social services, livelihood and education unit, Manila, PHILIPPINES, 32 p.

Barbosa, A., Martins, N., Magalhães, D. (2011). Zoonoses e saúde pública: riscos da proximidade humana com a fauna silvestre. Ciência Veterinária nos Tópicos, Recife, vol. 14, n. 1/2/3, jan/dez, 01-09.

Bennett, B., Carney, T. (2017). Public health emergencies of international concern: global, regional, and local responses to risk. Med Law Rev, 25(2), PMID:28379440, 223–239. DOI: https://doi.org/10.1093/medlaw/fwx004

Boin, A. (2004). Lessons from crisis research. International Studies Review, 6(1), 165–194.

Boin, A., Hart, P., Stern, E., & Sundelius, B. (2005). The politics of crisis management: Public leadership under pressure. Cambridge: Cambridge University Press.

BRASIL - MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL E SAÚDE DO TRABALHADOR (2015). Plano de Contingência para Emergência em Saúde Pública por Seca e Estiagem, Brasília, Ministério da Saúde, 40 p.

CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS PLANCON (2020). Caderno de Apoio. URL: http://bit.ly/caderno_apoio

Catania, A. C. (I999). Aprendizagem, comportamento, linguagem e cognição (trad. da 4ª ed., D. G. de Souza et al.), Porto Alegre: Artes Médicas.hen, X., Chong, W. F., Feng, R., Zhang, L. (2020). “Pandemic risk management: resources contingency planning and allocation,” Papers 2012.03200, arXiv.org.

Choularton, R. (2007). Contingency planning and humanitarian action. A review of practice. Humanitarian Practice Network, Network Paper51 Number 59, March 2007, Overseas Development Institute, London, 51 p.

Clark, P. (2010). Contingency Planning and Strategies. InfoSecCD ‘10: 2010 Information Security Curriculum Development Conference, October 2010, 131–140. DOI: https://doi.org/10.1145/1940941.1940969

DeBruin D., Liaschenko J., Marshall, M. F., DeBruin, D., Liaschenko, J., Marshall, M. F. (2012).Social justice in pandemic preparedness. Am J Public Health, 2, 102(4):586–591, PMID: 22397337. DOI: https://doi.org/10.2105/AJPH.2011.300483

Deloitte, T. T. (2015). Manual de Gestão de Crises para Relações com Investidores. Comunicação e estratégia para a preservação de valor.

Eriksson, K., McConnell, A. (2011). Contingency planning for crisis management: Recipe for success or political fantasy?, Policy and Society, 30:2, 89-99. DOI: https://doi.org/10.1016/j.polsoc.2011.03.004

FAO - FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS, NETWORK OF AQUACULTURE CENTRES IN ASIA-PACIFIC (NACA) (2001). Annual of Procedures for the Implementation of the Asia Regional Technical Guidelines on Health Management for the Responsible Movement of Live Aquatic Animals. FAO Fisheries Technical Paper 402/1. FAO and NACA 2001, Rome, 106 p.

George, A. L. (1991). A provisional theory of crisis management. In A. L. George (Ed.), Avoiding war: Problems of crisis management (22–27). Boulder, Co: Westview Press.

Gibbs, G. (2009). Análise de Dados Qualitativos. Porto Alegre: Artmed.

GPMB: GLOBAL PREPAREDNESS MONITORING BOARD (2019). A world at risk: annual report on global preparedness for health emergencies. Geneva: World Health Organization. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO.

Hardgreaves, L (2011). Elaboração de Manual de Crises e Planos de Contingência (Crisis Manual and Contingence Plans Elaboration) v. 1. Brasilia: Ed. Brasilia.

Hermes, D. & Mendes, M. (2017). Escândalo do leite aduterado – o Plano de Gerenciamento de Crises como estratégia para manutenção da marca Tirol. Anais do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, Caxias do Sul/RS, 15-17/06 de 2017. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/sul2017/resumos/R55-1626-1.pdf

Hillyard, M. J. (2000). Public crisis management: How and why organizations work together to solve societies most threatening problems. Lincoln, NE: Writers Club Press.

Hood, C. C, & Margetts, H. Z. (2007). The tools of government in the digital age. Basingstoke: Palgrave Macmillan.

Howlett, M. (2010). Designing public policies: Principles and instruments. Abingdon: Routledge.

IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (2018). Manual de Gestão de Crises. URL: https://www.ifes.edu.br/images/stories/files/Comunicacao/manual-de-gestao-de-crises.pdf

IFRC - INTERNATIONAL FEDERATION OF RED CROSS AND RED CRESCENT SOCIETIES (2012). Contingency planning. Guide, Geneva, 68 p.

INSTITUTO FEDERAL Catarinense (org.). Autoproteção Social. 2020. Acedido a 20 outubro de 2022, em: http://www.camboriu.ifc.edu.br/autoprotecao-social/

Jones, K. E., Patel, N. G., Levy, M. A., Storeygard, A., Balk, D., Gittleman, J. L., & Daszak, P. (2008). Global trends in emerging infectious diseases. Nature, 451(7181), 990–993. DOI: https://doi.org/10.1038/nature06536

Lima, F., Eyerkaufer, M., Gonçalves, M. (2017). Capítulo 5. Gestão de Desastres. In Leiras, Adriana; Yoshizaki, Hugo; Samed, Márcia; Goncalves, Mirian (Org). Logística Humanitária. RJ: Elsevior Editora Lda, 57-79.

McConnell, A., & Drennan, L. ((2006). Mission impossible? Planning and preparing for crisis. Journal of Contingencies and Crisis Management, 14(2), 59–70.

McEntire, D. A. (2007). Disaster response and recovery. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.

Monty et al. (1988), in WHO/EHA, Emergency Health Training Programme for Africa, 1999. Disonível em: http://www.who.int/disasters/repo/5524.doc

Moon, S., Leigh, J., Woskie, L., Checchi, F., Dzau, V., Fallah, M., Jha, A. K. (2017). Post-Ebola reforms: Ample analysis, inadequate action. BMJ (Online), 356, 1–8. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.j280

Nassar, P. R. B., Moraes, E. B., Braga, A. L. S., Souza, D. F., Christóvam, B. P., Neto, M. (2020) COVID-19 contingency plan strategies and risk management. Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro. DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2020.55415

Nicoll, A., Brown, C., Karcher, F., Penttinen, P., Hegermann-Lindencrone, M., Villanueva, S., et al. Developing pandemic preparedness in Europe in the 21st century: experience, evolution and next steps. Bull World Health Organ. 2012; 90:311–317, PMID: 22511829. DOI: https://doi.org/10.2471/BLT.11.097972

Pauchant, T. C., & Mitroff, I. I. (1992). Transforming the crisis-prone organization: Preventing individual, organizational and environmental tragedies. San Francisco, CA: Jossey-Bass.

Perry, R. W., & Lindell, M. K. (2003). Preparedness for emergency response: Guidelines for the emergency planning process. Disasters, 27(4), 336– 350.

Pinheiro, E. (2016). A efetividade do planejamento contingencial elaborado a partir das áreas de atenção no município de Almirante Tamandaré/PR (Monografia Especialização). Curso de Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana, Escola de Arquitetura e Design, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 205 f.

PlanconEdu (2020): Modelo de Plano Estadual de Contingência para a Prevenção, Monitoramento e Controle da Disseminação da COVID-19 nos estabelecimentos educativos/escolares dos diversos níveis. URL: http://bit.ly/plancon-edu

Pryor, L., Collins, G. (1996) Planning for Contingencies: A Decision-based Approach. Journal of Artificial Intelligence Research 4 (1996): 287-339.

REDHAT (2002). Creating an Incident Response Plan. URL: http://www.redhat.com/docs/manuals/linux/RHL-9-Manual/security-guide/s1-response-plan.html

Sampieri, R., Collado, C. & Lucio, P. (2006). Metodologia de Pesquisa. São Paulo: McGrowHill.

Schedler, A. (2007). Mapping contingency. In: I. Shapiro & S. Bedi (Eds.), Political contingency: Studying the unexpected, the accidental, and the unforeseen (54–78). New York, NY: New York University Press.

Shearer, F. M., Moss, R., McVernon, J., Ross, J. V., McCaw, J. M. (2020) Infectious disease pandemic planning and response: Incorporating decision analysis. PLoS Med 17(1): e1003018. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1003018Slovic

Slovic, P. (Ed.). (2000). The perception of risk. London: Earthscan.

Smith, K. F., Goldberg, M., Rosenthal, S., Carlson, L., Chen, J., Chen, C., & Ramachandran, S. (2014). Global rise in human infectious disease outbreaks. Journal of the Royal Society Interface, 11(101), 1–6. DOI: https://doi.org/10.1098/rsif.2014.0950

TUTORIAL DE METODOLOGIAS (2020). Tutorial de Metodologias. URL: http://bit.ly/tutorial_metodologia

Gregory, V., Menzio, G., & Wiczer, D. G. (2020). Pandemic recession: L or V-shaped? (No. w27105). National Bureau of Economic Research.

Vineburgh, N. T., Benedek, D. M., Fullerton, C. S., Gifford, R. K., & Ursano, R. J. (2008).Workplace resources for crisis management: Implications for public-private sector planning, policy and response to disasters. International Journal of Public Policy, 3(5–6), 378–388.

WFP - World Food Programme (2002). Contingency Planning. Guidelines. United Nations World Food Programme, Rome, Italy, 33 p.

##submission.downloads##

Publicado

2023-06-29