A inundação do dia 31 de janeiro de 2015 na bacia inferior do Rio Ceira: contributo para o conhecimento dos riscos e importância da informação para a gestão da emergência
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-7723_23_14Palavras-chave:
Cheia, inundação, ordenamento do território, perceção do risco, gestão da emergênciaResumo
Na madrugada de 31 de janeiro de 2015, assistiu-se a um episódio de inundação na bacia inferior do Rio Ceira, junto a Coimbra, fenómeno que foi amplamente dissecado pelos media e vivido pelas populações que o associaram a uma rutura no transvase da barragem do Alto Ceira para a de Santa Luzia, em Pampilhosa da Serra, o que aconteceu sem que estivessem preparados e sem previamente terem sido avisados. Concluiu-se que o efeito da rutura não foi significativo para o nível de consequências verificadas e que a ação da resposta foi adequada face à informação disponível. Contudo urge adotar novas estratégias de mitigação do risco e da gestão da emergência.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.