Educação para a redução dos riscos nas escolas portuguesas: o exemplo dos incêndios florestais

Autores

  • Adélia N. Nunes Departamento de Geografia e Turismo, NICIF, CEGOT e RISCOS, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra (Portugal) (Portugal) http://orcid.org/0000-0001-8665-4459
  • Bruno Martins Departamento de Geografia e Turismo, CEGOT, NICIF, Universidade de Coimbra (Portugal) http://orcid.org/0000-0001-8681-2349

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-7723_25-2_4

Palavras-chave:

Educação escolar, redução do risco de incêndio florestal, perceção do risco por alunos, curriculum de geografia, PROSEPE, Portugal

Resumo

Em Portugal, os incêndios florestais causam enormes impactes socioeconómicos e ambientais. O presente estudo tem como objetivo compreender o contributo da escola na educação para o risco de incêndio florestal e explorar como os alunos do 9º ano de escolaridade classificam os riscos que afetam o nosso país e seus municípios de residência. Os resultados mostram que os estudantes classificam o risco de incêndio como a manifestação mais importante à escala nacional e na sua área de residência. Quando questionados sobre as causas, consequências e medidas de mitigação, a maioria demonstrou dificuldades na sua identificação. Com efeito, o currículo formal de Geografia apenas integrou questões relacionadas com a educação para a redução de riscos em 2015. Em contrapartida, o PROSEPE, um projeto não formal, desde o seu início, na década de 90, adotou como objetivos principais a redução do risco de incêndio florestal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bajocco S., Ricotta C. (2008). Evidence of selective burning in Sardinia (Italy): which land-cover classes do wildfires prefer? Landscape Ecology, 23, 241-248.

Beck, U. (1992). Risk Society: Towards a New Modernity. New Delhi: Sage (Translated from the German Risikogesellschaft, published in 1986).

Bodí, M. B., Martin, D. A., Balfour, V. N., Santín, C., Doerr, S. H., Pereira, P., Cerdà, A., Mataix-Solera J. (2014). Wildland fire ash: production, composition and eco-hydro-geomorphic effects. Earth-Science Reviews, 130,103-127.

Câmara, A., Ferreira, C., Silva, L., Alves, M., Brazão, M. (2001). Geografia. Orientações Curriculares 3º Ciclo. Departamento de Educação Básica. Direção geral de Educação, Ministério da Educação.

Carmo M, Moreira F, Casimiro P, Vaz P. (2011). Land use and topography influences on wildfire occurrence in northern Portugal. Landscape Urban Plan, 100, 169-76.

Carvalho, A., Flannigan, M. D., Logan, K., Miranda, A. I., Borrego, C. (2008). Fire activity in Portugal and its relationship to weather and the Canadian Fire Weather Index System. International Journal of Wildland Fire, 17, 328-338.

Catry, F. X., Rego, F., Moreira, F., Fernandes, P. M., Pausas, J. G. (2010). Post-fire tree mortality in mixed forests of central Portugal. Forest Ecol. Manage., 260, 1184–1192.

Cerdà, A. & Lasanta, T. (2005). Long-term erosional responses after fire in the Central Spanish Pyrenees: 1. Water and sediment yield. Catena, 60 (1), 59-80.

Cerdà, A. (1998). Changes in overland flow and infiltration after a rangeland fire in a Mediterranean scrubland. Hydrological processes, 12 (7), 1031-1042.

Certini G. (2005). Effects of fire on properties of forest soils: a review. Oecologia, 143, 1-10.

Coombs, P.H. (1976). Nonformal education: Myths, realities, and opportunities. Comparative Education Review, 20 (3), 281-93.

Cunha, M. (2008). O contributo da educação formal em Geografia na prevenção dos incêndios florestais. Dissertação de Mestrado, Universidade do Porto, Porto.

DeBano, L. F., Neary, D. G., Folliott, P F. (1998). Fire’s Effects on Ecosystems. John Wiley and Sons, New York, 333 p.

Dosman, D. M., Adamowicz, W .L., Hrudey, S.E. (2002). Socioeconomic determinants of health and food safety related risk perceptions. Risk Anal. 21, 307–318.

Eshach, H. (2007). Bridging In-school and Out-of-school Learning: Formal, Non-Formal, and Informal Education. Journal of Science Education and Technology, 16 (2), 171-190.

Evans, J. & Geerken, R. (2004). Discrimination between climate and human-induced dryland degradation. Journal of Arid Environments, 57, 535–554.

Ferreira-Leite, F., Ganho, N., Bento-Gonçalves, A., Botelho, F. (2017). Iberian atmospheric dynamics and large forest fires in mainland Portugal. Agricultural and Forest Meteorology, 247, 551-559.

Ferreira-Leite, F., Gonçalves, A. B., Vieira, A. (2011). The recurrence interval of forest fires in Cabeço da Vaca (Cabreira Mountain—northwest of Portugal). Environmental Research, 111, 215-221.

Fischer, E. M. and Schär C. (2010) Consistent geographical patterns of changes in high-impact European heatwaves. Nature Geoscience. DOI: https://doi.org/10.1038/ngeo866

Flannigan, M.D., and Harrington, J.B. (1988). A Study of the Relation of Meteorological Variables to Monthly Provincial Area Burned by Wildfire in Canada (1953–80). J. Appl. Meteorol. 27:441–452.

Fuchs, S., Kuhlicke, C., & Meyer, V. (2011). Editorial for the special issue: vulnerability to natural hazards-the challenge of integration. Natural Hazards, 58 (2), 609 - 619.

Galvão, C., Neves, A., Freire, A. M., Lopes, A. M., Santos, M. C., Vilela, M. C., et al. (2001). Ciências físicas e naturais. Orientações curriculares para o 3º ciclo do ensino básico. Lisboa: DEB, Ministério da educação.

Gaume, E., Borga, M., Llassat, M. C., Maouche, S., Lang, M., & Diakakis, M. (2016). Mediterranean extreme floods and flash floods. The Mediterranean Region under Climate Change. A Scientific Update, IRD Editions, pp.133-144, 2016, Coll. Synthéses, 978-2-7099-2219-7.

Geist, H. J. Lambin, E. F.(2004). Dynamic Causal Patterns of Desertification. BioScience, 54 (9), 817–829.

Hamadache, A. (1991). Nonformal education: A definition of the concepts and some examples. Prospects, 21(1), 111-124.

Hoppers, W. (2006). Non-formal education and basic education reform: a conceptual review. International Institute for Educational Planning, UNESCO, Paris.

Hualou, L. (2011). Disaster Prevention and Management A Geographical Perspective. Disaster Advances, 4 (1), 3-5.

ISDR - International Strategy for Disaster Reduction (2007). Towards a Culture of Prevention: Disaster Risk Reduction Begins at School- Good Practices and Lessons Learned. United Nations, UNESCO, 153p.

JRC, Joint Research Centre. Forest Fires in Europe, Middle East and North Africa (2015). Technical Report n.15, EUR 28148 EN, 2016.

Long, H. (2011). Disaster Prevention and Management: A Geographical Perspective. Disaster Advances 4(1):5 p.

Lourenço, L. & Gonçalves, A. B. (1990). As situações meteorológicas e a eclosão-propagação dos grandes incêndios florestais registados durante 1989 no Centro de Portugal. In II Congresso Florestal Nacional. Porto, Portugal, 755-763. Available from: https://www.uc.pt/fluc/nicif/Publicacoes/Estudos_de_Colaboradores/PDF/Comunicacoes_congressos/IICongresso_Florestal_Nacional_1990

Lourenço, L., Bernardino, S., Fernandes, S., Félix, F. (2012). A Geografia como suporte de um Projeto de Sensibilização e Educação da População Escolar, o PROSEPE - Geography in support of a Project to Raise School Population Awareness and Education: PROSEPE”. Ciência Geográfica, Revista da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Barau/São Paulo, XVI (2), 217-229. Available from: http://www.uc.pt/fluc/nicif/Publicacoes/Estudos_de_Colaboradores/PDF/Publicacoes_periodicas/Revista_AGB_vol_2_2012_artigoprosepe.pdf

Malkinson, D., Wittenberg, L., Beeri, O., Barzilai, R. (2011). Effects of repeated fires on the structure, composition, and dynamics of Mediterranean maquis: Short- and long-term perspectives. Ecosystems, 14, 478–488.

Martin, W. E., Martin, I. M., Kent, B. (2009). The role of risk perceptions in the risk mitigation process: the case of wildfire in high risk communities. J Environ Manage. 91(2):489-98.

Miranda, A .I., Monteiro, A., Martins, V., Carvalho, A., Schaap, M., Builtjes, P., Borrego, C. (2008). Forest Fires Impact on Air Quality over Portugal. Air Pollution Modeling and Its Application XIX. Part of the series NATO Science for Peace and Security Series Series C: Environmental Security, 190-198.

Montz, B.E & Tobin, G.A. (2011). Natural hazards: An evolving tradition in applied geography. Applied Geography 31 (1), 1-4.

Moreira, F., Viedma, O., Arianoutsou, M., Curt, T., Koutsias, N., Rigolot, E., Barbati, A., Corona, P., Vaz, P., Xanthopoulos, G., Mouillot, F., Bilgili, E. (2011).

Landscape - wildfire interactions in southern Europe: Implications for landscape Management. Journal of Environmental Management, 92, 2389-2402.

Nelson, K .J., Connot, J., Peterson, B., Picotte, J. J. (2013). LANDFIRE 2010 – Updated Data to Support Wildfire and Ecological Management. Earthzine (accessed in: http://www.earthzine.org/2013/09/15/landfire-2010-updated-data-to-support-wildfire-and-ecological-management/, 25.05.2014).

Novara, A., Gristina, L., Rühl, J., Pasta, S., D’Angelo, G., La Mantia, T., Pereira, P. (2013). Grassland fire effect on soil organic carbon reservoirs in a semiarid environment. Solid Earth, 4 (2), 381.

Nunes, A. N. (2012). Regional variability and driving forces behind forest fires in Portugal, an overview of the last three decades (1980-2009). Applied Geography, 34, 576-586. DOI: https://doi.org/10.1016/j.apgeog.2012.03.002

Nunes, A., Almeida, A. C., Nolasco, C. (2013). Metas Curriculares de Geografia- 3º Ciclo do Ensino Básico, Ministério da Educação e Ciência, 19 p. Available from: http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias&noticia=396

Nunes, A., Lourenço, L., Félix, F., Oliveira, S. (2014), PROSEPE: duas décadas a educar para a preservação da floresta. In CORDEIRO, A. M. Rochette; ALCOFORADO, Luís; FERREIRA, A. Gomes (Coords.) Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável, Coimbra: DG-FLUC., 157-167. Available from: http://www.uc.pt/fluc/nicif/Publicacoes/Estudos_de_Colaboradores/PDF/Comunicacoes_congressos/2014_Atas_Territorios__Comunidades_Educadoras_LL1.pdf/

Nunes, A., Lourenço, L., Meira, A. C. (2016). Exploring spatial patterns and drivers of forest fires in Portugal (1980-2014). Science of the Total Environment, 573, 1190-1202. DOI: https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2016.03.121

Oliveira, S., Oehler, F., San-Miguel-Ayanz J., Camia, A., Pereira, J.M.C. (2012). Modelling spatial patterns of fire occurrence in Mediterranean Europe using Multiple Regression and Random Forest. Forest Ecol Manag., 275, 117–129.

Oliveira, S., Pereira, J.M.C., San-Miguel-Ayanz, J., Lourenço, L. (2014) Exploring the spatial patterns of fire density in Southern Europe using Geographically Weighted Regression. Appl Geogr, 51, 143-157. DOI: https://doi.org/10.1016/j.apgeog.2014.04.002

Pausas J. G., Vallejo, V. R. (1999). The role of fire in European Mediterranean ecosystems. In: Chuvieco E (ed.). Remote sensing of large wildfires in the European Mediterranean basin. pp. 3-16. Springer, Berlin.

Pausas, J. G. (2004). Changes in Fire and Climate in the Eastern Iberian Peninsula (Mediterranean Basin). Climatic Change, 63, 337-350.

Pereira, M. G., Trigo, R. M., Da Câmara, C. C., Pereira, J. C., Leite, S. M. (2005). Synoptic patterns associated with large summer forest fires in Portugal. Agricultural and Forest Meteorology, 129, 11-25.

Rebelo, F. (1980). Condições de tempo favoráveis à ocorrência de incêndios florestais. Análise dos dados referentes a Julho e Agosto de 1975 na área de Coimbra. Biblos, 56, 653-673.

San-Miguel-Ayanz, J., de Rigo, D., Caudullo, G., Houston Durrant, T., Mauri, A. (2016). European Atlas of Forest Tree Species. European Commission.

San-Miguel-Ayanz, J., Schulte, E., Schmuck, G., Camia, A., Strobl, P., Liberta, G., et al. (2012). Comprehensive Monitoring of Wildfires in Europe: The European Forest Fire Information System (EFFIS). In: Tiefenbacher J, editor. Approaches to Managing Disaster - Assessing Hazards, Emergencies and Disaster Impacts. InTech. Available from: http://dx.doi.org/10.5772/28441

Silva, J. S., Vaz, P., Moreira, F., Catry, F., Rego, F. C. (2011). Wildfires as a major driver of landscape dynamics in three fire-prone areas of Portugal. Landscape and Urban Planning, 101, 349-358.

Tedim, F., Ferreira, M., Cunha, M. A., Sousa, C.G. (2010). Risco de Incêndio Florestal no Ensino da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico. Ensino da Geografia e Processo de Bolonha. Actas do XII Colóquio Ibérico de Geografia, Porto: Faculdade de Letras, Universidade do Porto.

Tuladhar, G., Yatabe, R., Ranjan, K. D. & Netra, P. B. (2014). Knowledge of disaster risk reduction among school students in Nepal. Geomatics, Natural Hazards and Risk, 5:3, 190-207.

UNESCO/ UNICEF (2012). Disaster Risk Reduction in School Curricula: Case Studies from Thirty Countries. Available from: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002170/217036e.pdf

##submission.downloads##

Publicado

2018-06-13