“Educação para o risco”: conhecimento e contribuição de professores de geografia para o tema risco ambiental em escolas de Minas Gerais – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-7723_25-2_5Palavras-chave:
Concepção de risco ambiental, ensino de geografia, degradação ambientalResumo
Pensar a “Educação para o Risco” leva a pensar, também, nos conhecimentos que os professores têm a respeito do tema. Com base nessa ideia, uma pesquisa que investiga o conhecimento e o saber disciplinar entre professores de Geografia do estado de Minas Gerais – Brasil, referente à temática risco ambiental e suas práticas em sala de aula, vem sendo desenvolvida desde 2015. A pesquisa foi motivada pelas questões: “Os professores de Geografia conhece o significado do termo Risco ambiental e reconhecem em sua região, ou cidade, áreas de risco ambiental?” e “Esse assunto é trabalhado nas aulas de geografia?”. O levantamento de dados e informações foi realizado por meio de questionário contendo trinta e sete questões, disponibilizado google Drive para professores egressos entre os anos de 2011 e 2015. Os resultados indicam que entre os professores, que participaram do estudo, ainda são poucos os que conhecem bem o assunto e trabalham a temática riscos ambientais nas aulas de geografia.
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