Os locais de interesse geológico do cabo Mondego. Proposta de recuperação das pedreiras tendo em atenção os riscos geomorfológicos identificados

  • João Nuno Correia Rocha Geógrafo. Núcleo de Investigação de Incêndios Florestais – FLUC e Centro de Geociências – FCTUC
Palavras-chave: Cabo Mondego, Monumento Natural, locais de interesse geológico, reconversão de pedreiras, património natural, riscos de movimentações em massa.

Resumo

Na Serra da Boa Viagem – Figueira da Foz – está implantada uma indústria extractiva cuja actividade tem contribuído para a destruição de parte do seu sector ocidental – o Cabo Mondego. Os profundos impactes decorrentes da extracção do calcário são visíveis ao longo das vertentes adjacentes ao Monumento Natural do Cabo Mondego, contribuindo para a desvalorização desta Área Protegida e comprometendo o seu usufruto público.

O presente trabalho tem como objectivo principal propor algumas estratégias que possibilitem a reconversão, recuperação e revitalização das áreas de pedreira, conferindo-lhe novas funções e valorizando as suas potencialidades. Pretende-se, de igual modo, potenciar os valores patrimoniais reconhecidos – geológico, biológico e arqueológico industrial –, projectar cenários que permitam o desenvolvimento de actividades científicas, turísticas e lúdicas e desenvolver estratégias de valorização e protecção daquele Património Natural.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2008-08-25
Secção
Artigos