RETRATO A CARVÃO: A GESTÃO DO FOGO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO FLORESTAL E DO ORDENAMENTO FLORESTAL DO TERRITÓRIO. SUBSÍDIOS PARA UMA PERSPETIVA HISTÓRICA E DE FUTURO.

Resumo

O fogo constitui um factor ecológico omnipresente no território e na história da gestão dos espaços silvestres em Portugal e é central na formulação das políticas públicas. O artigo aborda 4 temas relevantes para a gestão integrada dos fogos rurais, nomeadamente os regimes do fogo pretéritos e atuais, a evolução da administração pública florestal e das principais linhas de política, o uso do fogo como ferramenta silvícola e o papel dos modelos de intervenção à escala da paisagem na diminuição do risco de incêndio, bem como o seu contributo para o futuro da floresta.

Palavras-chave

História florestal, incêndios florestais, política florestal, Portugal, regime de fogo

  • Resumo visualizado = 206 vezes
  • PDF visualizado = 153 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-12-05
Como Citar
PINHO, João; MATEUS, Paulo. RETRATO A CARVÃO: A GESTÃO DO FOGO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO FLORESTAL E DO ORDENAMENTO FLORESTAL DO TERRITÓRIO. SUBSÍDIOS PARA UMA PERSPETIVA HISTÓRICA E DE FUTURO.. Territorium, [S.l.], n. 26(II), p. 61-88, dez. 2018. ISSN 1647-7723. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/territorium/article/view/6033>. Acesso em: 19 set. 2019.