Práticas intergeracionais e interdisciplinares na Educação. Um exemplo prático no Ensino Básico

  • Pedro Cabral Mendes Universidade de Coimbra – CIDAF
  • Cristina Rebelo Leandro Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação
  • Mónica Lopes Centro de Estudos Sociais – Universidade de Coimbra

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar uma experiência educativa de âmbito intergeracional e interdisciplinar, dinamizada no âmbito do projeto “InterAgir com a Diferença”, envolvendo a participação de 20 alunos do 5º ano e 8 idosos. Esperava-se que a abordagem prosseguida tivesse um efeito positivo no desempenho escolar dos alunos e induzisse comportamentos positivos perante a condição de idoso. Neste estudo de caso, a avaliação do desempenho académico baseou-se na comparação das classificações das disciplinas nos 1º e 2º períodos letivos, e a avaliação qualitativa foi suportada por focus groups com alunos. Os dados quantitativos foram analisados com recurso ao teste ANOVA de medidas repetidas e os qualitativos através da análise de conteúdo temática. O estudo evidenciou os benefícios destas práticas que, não só reforçam a motivação e os resultados escolares, como também fomentam nos alunos atitudes e comportamentos positivos perante a velhice, reforçando o exercício da cidadania ativa.

Palavras-chave

interdisciplinaridade; intergeracionalidade; idoso; educação básica

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Publicado
2017-10-31
Como Citar
MENDES, Pedro Cabral; LEANDRO, Cristina Rebelo; LOPES, Mónica. Práticas intergeracionais e interdisciplinares na Educação. Um exemplo prático no Ensino Básico. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], n. 51-1, p. 63-82, out. 2017. ISSN 1647-8614. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/4768>. Acesso em: 15 dez. 2017.
Secção
Artigos