AS INUNDAÇÕES EM URURAÍ E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DESSES EVENTOS POR ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de propor práticas de ensino que trouxessem maior dinamismo à construção do conhecimento em sala de aula, a partir das percepções que os alunos possuem sobre o fenômeno que permeia a realidade desses, as inundações. Para tanto, tomou-se como amostra os alunos do bairro Ururaí em Campos dos Goytacazes (RJ), em específico os alunos da rede pública de ensino no 9º ano do Ensino Fundamental em 2015 e do 1º ano do Ensino Médio em 2016. As atividades realizadas com os alunos perpassaram entrevistas, aplicação de questionários, análise de mapas temáticos do bairro, aulas de campo, atividades lúdicas e apresentação de seminário. Por fim, as diversas práticas realizadas nesse trabalho mostraram-se como ferramentas eficazes no desenvolvimento da percepção crítica do alunado, tanto a respeito do ambiente vivido, quanto no que se refere aos desastres relacionados à água.

Palavras-chave

Alunos, risco, prática de ensino em geografia

  • Resumo visualizado = 10 vezes
  • PDF visualizado = 4 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-01-18
Como Citar
VIEIRA CALDEIRA DE LIMA DE SOUZA ALMEIDA, Carolina; FILGUEIRA LEITE, Adriana. AS INUNDAÇÕES EM URURAÍ E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DESSES EVENTOS POR ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. Territorium, [S.l.], n. 25(II), p. 105-122, jan. 2018. ISSN 1647-7723. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/territorium/article/view/4370>. Acesso em: 25 set. 2018.
Secção
Artigos