“EDUCAÇÃO PARA O RISCO”: CONHECIMENTO E CONTRIBUIÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O TEMA RISCO AMBIENTAL EM ESCOLAS DE MINAS GERAIS – BRASIL

Resumo

Pensar a “Educação para o Risco” leva a pensar, também, nos conhecimentos que os professores têm a respeito do tema. Com base nessa ideia, uma pesquisa que investiga o conhecimento e o saber disciplinar entre professores de Geografia do estado de Minas Gerais – Brasil, referente à temática risco ambiental e suas práticas em sala de aula, vem sendo desenvolvida desde 2015. A pesquisa foi motivada pelas questões: “Os professores de Geografia conhece o significado do termo Risco ambiental e reconhecem em sua região, ou cidade, áreas de risco ambiental?” e “Esse assunto é trabalhado nas aulas de geografia?”. O levantamento de dados e informações foi realizado por meio de questionário contendo trinta e sete questões, disponibilizado google Drive para professores egressos entre os anos de 2011 e 2015. Os resultados indicam que entre os professores, que participaram do estudo, ainda são poucos os que conhecem bem o assunto e trabalham a temática riscos ambientais nas aulas de geografia.

Palavras-chave

Concepção de risco ambiental, ensino de geografia, degradação ambiental

  • Resumo visualizado = 13 vezes
  • PDF visualizado = 8 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-02-07
Como Citar
SOUZA, Carla Juscélia de Oliveira; SILVA, Veridiane Meire da. “EDUCAÇÃO PARA O RISCO”: CONHECIMENTO E CONTRIBUIÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O TEMA RISCO AMBIENTAL EM ESCOLAS DE MINAS GERAIS – BRASIL. Territorium, [S.l.], n. 25(II), p. 53-68, fev. 2018. ISSN 1647-7723. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/territorium/article/view/4614>. Acesso em: 25 set. 2018.
Secção
Artigos