Atividades de mediação em recursos didáticos para o ensino de Inglês
Uma análise no quadro do QECR-CV
DOI:
https://doi.org/10.14195/0870-4112_3-10_14Palavras-chave:
mediação, QECR, língua inglesa, manuais escolares, didática de L2Resumo
A mediação é reconhecida como um dos quatro modos de comunicação definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (Council of Europe, 2001), juntamente com a receção, a produção e a interação. Sublinha a necessidade de os aprendentes atuarem como intermediários, facilitando uma comunicação eficaz para além de barreiras linguísticas e culturais, quer dentro de uma mesma língua, quer entre línguas diferentes. Apesar da sua importância crítica em contextos escolares plurilingues e interculturais, a mediação tem recebido pouca atenção na aprendizagem da língua inglesa em contexto português. No sentido de colmatar esta lacuna, o presente estudo tem como objetivo documentar e analisar a integração de tarefas de mediação em dois manuais de Inglês recentemente publicados, usando como referência teórica o quadro conceptual definido no Companion Volume (Council of Europe, 2020).
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