Performatividade e dissidência expressiva nos anos 80 em Portugal, seguido de considerações sobre os Pop Dell’Arte

Autores

  • Sandra Guerreiro Dias Universidade de Coimbra, Centro de Literatura Portuguesa; Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação https://orcid.org/0000-0003-4414-9029

DOI:

https://doi.org/10.14195/0870-4112_3-7_4

Palavras-chave:

Anos 80 portugueses, Performatividade, Experimentalismo, Pós-vanguarda, Pop Dell’Arte

Resumo

A análise de um conjunto diversificado de sociabilidades e tendências culturais da década de 1980 em Portugal permite observar a expansão de um experimentalismo e performatividade estética de tipo dissidente que, remontando às vanguardas do princípio do século XX, se alarga, nesta década, a um universo vasto da cultura portuguesa. Estas demonstrações configuram uma expressividade artística nas quais a performatividade lato sensu desempenha um papel preponderante de renovação cultural e artística do país. No presente estudo, sistematiza-se este fenómeno enquanto manifestação cultural específica da mundividência dos anos 80 portugueses, desenvolvendo-se o caso paradigmático dos Pop Dell’Arte, ao mesmo tempo que se apontam possíveis razões históricas para a sua manifestação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Sandra Guerreiro Dias, Universidade de Coimbra, Centro de Literatura Portuguesa; Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação

Sandra Guerreiro Dias (1981) é licenciada em Literaturas Modernas – var. Estudos Portugueses e mestre pré-Bolonha em História da Cultura Contemporânea (século XX) com tese sobre mudança social na literatura portuguesa do pós-25 de Abril. Atualmente é PhD Fellow do programa de doutoramento em Linguagens e Heterodoxias (CES/FLUC), realizando investigação sobre mudança cultural, poesia e artes da performance em Portugal nos anos 80.

 

##submission.downloads##

Publicado

2021-07-12

Edição

Secção

Artigo