Registos da Arquitectura de Raúl Chorão Ramalho
de arquivo do atelier a coleção de documentação do SIPA
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-7974_35_2_1Palabras clave:
Arquivo de Arquitectura, Arquitectura do século XX, património, salvaguarda, memóriaResumen
Os Arquivos de Arquitectura preservam contributos inquestionáveis para a História da Arquitectura. Resultando da prática profissional, estes acervos integram-se como fontes documentais que requerem a atenção de especialistas para a sua preservação e disseminação, de que se destaca no nosso país o Forte de Sacavém e o Sistema de Informação para o Património Arquitetónico (SIPA).
“Raúl Chorão Ramalho – Arquitecto” (1914-2002), é a designação da exposição e catálogo que, em 1997, revelou a importância dos seus projectos e obras para a história da arquitectura portuguesa, corolário de um processo de sistematização e pré-inventariação do seu arquivo de atelier resultante da prática continuada por mais de quatro décadas.
Destaca-se a relevância do espólio documental entregue ao SIPA em 2004, e argumenta-se sobre a importância da sua investigação para o conhecimento e enquadramento da actividade desta profissão na arquitectura portuguesa do século XX, em Portugal e no estrangeiro.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of authorship and initial publication in Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra journal.