Registos da Arquitectura de Raúl Chorão Ramalho
de arquivo do atelier a coleção de documentação do SIPA
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-7974_35_2_1Palavras-chave:
Arquivo de Arquitectura, Arquitectura do século XX, património, salvaguarda, memóriaResumo
Os Arquivos de Arquitectura preservam contributos inquestionáveis para a História da Arquitectura. Resultando da prática profissional, estes acervos integram-se como fontes documentais que requerem a atenção de especialistas para a sua preservação e disseminação, de que se destaca no nosso país o Forte de Sacavém e o Sistema de Informação para o Património Arquitetónico (SIPA).
“Raúl Chorão Ramalho – Arquitecto” (1914-2002), é a designação da exposição e catálogo que, em 1997, revelou a importância dos seus projectos e obras para a história da arquitectura portuguesa, corolário de um processo de sistematização e pré-inventariação do seu arquivo de atelier resultante da prática continuada por mais de quatro décadas.
Destaca-se a relevância do espólio documental entregue ao SIPA em 2004, e argumenta-se sobre a importância da sua investigação para o conhecimento e enquadramento da actividade desta profissão na arquitectura portuguesa do século XX, em Portugal e no estrangeiro.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.