Educar para a missão: A presença das Irmãs de São José de Cluny em Coimbra e o Colégio da Rainha Santa Isabel (1875-1941)
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-7974_38_2_3Palabras clave:
São José de Cluny, Congregação missionária, Educação, CoimbraResumen
No âmbito das celebrações dos 150 anos da fundação do Colégio da Rainha Santa Isabel, de Coimbra, e dos 400 anos da canonização do seu orago, apresenta-se o seguinte artigo, que tem como finalidade dar a conhecer a história desta instituição de ensino, confiada à Congregação das Irmãs de São José de Cluny, a partir de 1930. A presença das religiosas na cidade não começou no Colégio da Rainha Santa Isabel, nem este foi fundado por elementos deste instituto, pelo que reconstruiremos o percurso da congregação e da instituição de ensino até os seus destinos se cruzarem. Em 1941, as religiosas transferiram o Colégio para as atuais instalações. Recorremos a documentação da congregação e do Colégio que se encontra sediada no Arquivo da Universidade de Coimbra e no Acervo Histórico do Colégio da Rainha Santa Isabel.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of authorship and initial publication in Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra journal.








