Educar para a missão: A presença das Irmãs de São José de Cluny em Coimbra e o Colégio da Rainha Santa Isabel (1875-1941)
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-7974_38_2_3Palavras-chave:
São José de Cluny, Congregação missionária, Educação, CoimbraResumo
No âmbito das celebrações dos 150 anos da fundação do Colégio da Rainha Santa Isabel, de Coimbra, e dos 400 anos da canonização do seu orago, apresenta-se o seguinte artigo, que tem como finalidade dar a conhecer a história desta instituição de ensino, confiada à Congregação das Irmãs de São José de Cluny, a partir de 1930. A presença das religiosas na cidade não começou no Colégio da Rainha Santa Isabel, nem este foi fundado por elementos deste instituto, pelo que reconstruiremos o percurso da congregação e da instituição de ensino até os seus destinos se cruzarem. Em 1941, as religiosas transferiram o Colégio para as atuais instalações. Recorremos a documentação da congregação e do Colégio que se encontra sediada no Arquivo da Universidade de Coimbra e no Acervo Histórico do Colégio da Rainha Santa Isabel.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.








