Dois anos de vida com o Cartório das Propriedades: Fontes judiciais do ambiente construído de Lisboa do século XVIII e inícios do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-7974_38_2_2Palabras clave:
História institucional, Fontes judiciais, Cartório das Propriedades, Lisboa, Período modernoResumen
Neste artigo, realça-se a importância documental dos processos judiciais, não tanto pelas informações individuais e particulares contidas em cada caso, mas sobretudo pela sua leitura e análise serial, imprescindível para compreender as próprias instituições que os produziram. Para esse fim, o estudo incide sobre os processos judiciais relativos a conflitos de construção do Cartório do Juízo das Propriedades, um tribunal específico da cidade de Lisboa no período moderno. É também explicado por que razão esses processos judiciais se encontram atualmente guardados no Arquivo Nacional Torre do Tombo, dentro do Fundo Geral dos Feitos Findos, e como podem ser acedidos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of authorship and initial publication in Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra journal.








