Dois anos de vida com o Cartório das Propriedades: Fontes judiciais do ambiente construído de Lisboa do século XVIII e inícios do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-7974_38_2_2Palavras-chave:
História institucional, Fontes judiciais, Cartório das Propriedades, Lisboa, Período modernoResumo
Neste artigo, realça-se a importância documental dos processos judiciais, não tanto pelas informações individuais e particulares contidas em cada caso, mas sobretudo pela sua leitura e análise serial, imprescindível para compreender as próprias instituições que os produziram. Para esse fim, o estudo incide sobre os processos judiciais relativos a conflitos de construção do Cartório do Juízo das Propriedades, um tribunal específico da cidade de Lisboa no período moderno. É também explicado por que razão esses processos judiciais se encontram atualmente guardados no Arquivo Nacional Torre do Tombo, dentro do Fundo Geral dos Feitos Findos, e como podem ser acedidos.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.








