A experiência da marca aplicada ao turismo: uma análise exploratória no Parque Nacional Peneda-Gerês (Portugal)e exploratória no PNPG
DOI:
https://doi.org/10.14195/0871-1623_47_6Palavras-chave:
Experiência da Marca de Destino, Dimensão Sensorial, Dimensão Afetiva, Dimensão Comportamental, Dimensão Intelectual, Parque Nacional da Peneda-GerêsResumo
Existem muitos conceitos de marketing relacionados a marcas que buscam estudar o comportamento do consumidor e como construir a fidelidade do consumidor a essas marcas. Muitos conceitos ligados à marca que derivam da área do marketing estão a ser utilizados na área do turismo (imagem de destino, personalidade do destino, identidade do destino, entre outros). O objetivo deste estudo exploratório é testar a escala do construto da experiência da marca do destino, ainda pouco analisado no contexto dos destinos turísticos. O método de estudo aplicado foi a metodologia quantitativa tendo a recolha de dados sido feita através da utilização de um inquérito por questionário. O território em análise foi a Peneda-Gerês, único parque nacional português e que tem registado um crescimento elevado de visitantes. Foram recolhidos 507 questionários válidos que foram posteriormente codificados. Foi possível observar que as experiências sensoriais se destacaram claramente, seguido das experiências afetivas. De salientar também que as experiências intelectuais não tiveram grande evidência, provavelmente pelo tipo de destino turístico.
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