Vulnerabilidade e risco de incêndio florestal no apoio à evacuação: Proposta metodológica aplicada aos concelhos da Lousã e Sertã
DOI:
https://doi.org/10.14195/0871-1623_47_3Palavras-chave:
Incêndio florestal, Suscetibilidade, Vulnerabilidade, Evacuação, SIGResumo
A avaliação do risco de evacuação em cenário de incêndio florestal pode ser decisiva para salvar vidas humanas, principalmente em áreas de Interface Urbano-Florestal (IUF). O presente estudo pretende identificar as povoações prioritárias em termos de evacuação e assistência nos concelhos da Lousã e Sertã, através da combinação da probabilidade de ocorrência de incêndio florestal, resultante da conjugação de variáveis biofísicas, e da vulnerabilidade social, direcionada para o apoio à evacuação, sustentada em variáveis sociodemográficas, à escala da subsecção estatística. Os resultados apontam para dois concelhos extremamente suscetíveis à ocorrência de incêndio florestal e uma grande variação em termos de vulnerabilidade social, direcionada à evacuação, tendo por base as diferentes abordagens aplicadas. No risco de evacuação, as povoações localizadas em áreas de montanha e circundadas por comunidades florestais foram classificadas como prioritárias.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Cadernos de Geografia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.